15/10/2025 09h45 - Atualizado em 15/10/2025 11h34

Com 88 anos de história, Banestes lança nova marca ao público nesta quarta-feira (15)

O Banestes, Banco do Estado do Espírito Santo, completa 88 anos de história, tradição e conexão com os capixabas nesta quarta-feira (15). E neste ano, a data comemorativa será marcada por uma grande novidade da companhia: o lançamento de uma nova marca Banestes para todo o mercado, com design mais acolhedor, acessível e jovial.

O processo chamado de rebranding é uma importante ação que marca o tempo de mudanças e transformações da empresa. O novo visual tem como objetivo trazer mais leveza, modernidade e contemporaneidade, sem perder a essência característica do banco capixaba de valorização dos clientes, acionistas, colaboradores e de toda a comunidade, em consonância com o desenvolvimento do estado. Além disso, o banco passa também a adotar o novo conceito “Juntos para o futuro”.

O diretor-presidente do banco, Amarildo Casagrande, detalhou a tomada de decisão estratégica para a transformação da marca Banestes. “A estratégia de modernização da marca é um investimento em capital de marca, que se traduz em um ciclo positivo de maior atratividade, maior retenção e maior valorização de mercado. A nova identidade visual apoia toda a estratégia de crescimento do Sistema Financeiro Banestes”, destacou.

Casagrande pontuou ainda que a nova marca representa o importante legado do Banestes para os capixabas. “A nova marca surge como uma evolução natural, não uma ruptura. Mais do que uma mudança estética, essa evolução reafirma o compromisso do Banestes com o futuro, com a inovação e com as pessoas. Uma nova identidade visual que preserva a essência de uma marca sólida e capixaba, mas se adapta às transformações do mundo, às novas formas de se comunicar e aos novos mercados onde queremos chegar”.

De acordo com o gerente de marketing do Banestes, Rodolfo Harckbart, a iniciativa tem como premissa a manutenção da competitividade e relevância do Banestes frente à evolução do mercado bancário. “A solidez e a confiança construídas ao longo de décadas são a base para a modernização e a inovação. A mudança da logo não é um abandono do passado, mas sim uma evolução natural de uma marca que está sempre se renovando para se conectar ainda mais com o seu público”, disse Harckbart.

Assinada pela agência de marketing Fire, a nova marca traz como principais mudanças a integração do ícone “b” ao logotipo e o uso de letras minúsculas. “Ao integrar o ícone ao próprio nome, elimina-se a separação entre símbolo e tipografia, tornando o logotipo mais funcional e versátil em qualquer suporte, físico ou digital. O uso de letras minúsculas e da nova tipografia, desenhada exclusivamente para o Banestes, é mais fluida e contemporânea, traduzindo a modernidade e a proximidade que o Banestes busca transmitir”, informou o diretor da Fire, Bruno Weigert.

A equipe desenvolvedora defende ainda que essa escolha também reflete um movimento do próprio setor bancário, iniciado pelos bancos digitais e já incorporado pelos tradicionais, de adotar identidades visuais mais simples, marcantes e conectadas com o universo digital. Uma nova paleta de cores também foi incorporada. “As novas cores reforçam essa renovação, sem perder a sobriedade e a confiança que sempre caracterizaram a instituição”, complementou Bruno Weigert.

A nova marca começa a ser apresentada ao público nesta quarta-feira (15) em canais digitais, como as redes sociais oficiais do banco, o site institucional da companhia e também no Aplicativo Banestes. Além disso, uma campanha de marketing em mídias como TVs, outdoors, ações de influenciadores, rádios e portais on-line também faz parte do portfólio de ações de divulgação da novidade.

Sobre o Banestes

Com uma base de mais de 1 milhão de clientes, o Banestes S.A., Banco do Estado do Espírito Santo (B3: BEES3, BEES4), é uma sociedade anônima de capital aberto e de economia mista criada em 1937. Um banco múltiplo, controlado pelo Estado do Espírito Santo, e que atua como um dos mais importantes agentes de crédito do estado.

Em seus 88 anos de história, contribui decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico local e compõe, com mais quatro empresas (Banestes Seguros, Banestes DTVM, Banestes Corretora e Banestes Loteria), o Sistema Financeiro Banestes (SFB).

O banco oferece um portfólio completo de soluções, produtos e serviços financeiros aos seus clientes e detém a maior rede bancária do Estado do Espírito Santo. Além disso, possui atuação nacional com a agência de varejo localizada em São José do Rio Preto (SP), com convênios de administração de fundos de investimento, com o Pix na Arrecadação e por meio do Bizi, o banco digital especializado em crédito consignado para servidores públicos brasileiros.

Saiba mais e relembre alguns pontos marcantes da história de 88 anos do Banestes em: https://ri.banestes.com.br/o-banestes/nossa-historia 

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação e Imprensa do Banestes
Rafaella Rodrigues
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br 
(27) 99831-6034

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard