08/03/2019 13h07 - Atualizado em 08/03/2019 13h29

Com 34 anos de militância na área fazendária, servidora é exemplo para os colegas

Determinação é a palavra que a encoraja a sempre buscar mais todos os dias. Responsável e perfeccionista são as qualidades pelas quais os servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) reconhecem a consultora do Tesouro Estadual Maria Elizabeth Pitanga Costa Seccadio.

Beth, como é chamada pelos colegas de trabalho, é servidora efetiva da Sefaz há 34 anos, e já desempenhou diversas funções em muitos setores da Secretaria. "Tive a sorte de já no início atuar no julgamento de processos e na unidade responsável pelos estudos e regulamentação da legislação tributária da Sefaz, que foram grandes escolas para mim, pois tive a oportunidade de ter uma visão geral da Secretaria, e conhecer os setores", conta.

Devido a sua prontidão ao trabalho e sua proatividade, além de atuar em suas funções ligadas aos cargos que exercia, Beth sempre integrou importantes grupos de trabalho e comitês de gestão ao longo de sua trajetória na Sefaz, coordenando grande parte deles. 

"Tudo que assumia foi importante para minha carreira e obter a experiência que tenho atualmente. Na época, e ainda hoje, passava e passo bastante tempo da minha vida dentro da Secretaria. E, em casa, não me desligo do trabalho, gosto de produzir de noite", pontua.

Hoje, paralelamente às atividades afetas ao cargo de subgerente de Avaliação e Desenvolvimento Organizacional, ela atua em diversas comissões enquanto presidente, coordenadora, membro titular e/ou membro suplente. "Fico feliz de ter ganhado um espaço bacana de atuação. Nós, mulheres, temos mostrado a cada dia que assumimos de fato o nosso protagonismo em todas as áreas de nossas vidas. mesmo nos esbarrando em tristes heranças históricas que perduram até hoje", pondera.

História

Administradora por profissão, demonstrou que sabe administrar muito bem a sua vida. Casada e mãe de cinco filhos, quando tinha apenas 28 anos já tinha passado em quatro concursos públicos, e optou estar na Sefaz, devido a sua militância na área. "Desde a minha formação acadêmica me identifiquei com as áreas de política tributária e a financeira. Militei nessas áreas e pude contribuir com reflexões e ações concretas no decorrer da minha atuação na Sefaz", diz.

Sua memória consegue lembrar os mínimos detalhes desses 34 anos, e a fazer sentir saudades de alguns momentos. "Sinto falta de mais espaços de confraternização, pois a partir deles e também da rotina do trabalho, fizemos laços de amizades que levo para a minha vida até hoje. Foi um prazer construir grandes amigos. E só conseguimos isso, pois não há disputas, trabalhamos em equipes e não nos intitulamos mentores individuais de nada", lembra.

Futuro

Beth sente orgulho de pensar como sua atuação foi abrindo caminhos para avanços importantes que trouxeram melhorias para o contribuinte capixaba. "À medida que modernizamos a gestão administrativa, por meio da otimização dos processos de trabalho, tornando-os mais eficientes e eficazes, garantimos a qualidade dos serviços prestados, e como consequência direta aumentamos a satisfação dos cidadãos", disse.

Quanto ao futuro ela complementa: "Não refleti, ainda, sobre o momento em que irei me aposentar. Chegará a hora, e quando chegar, vou aproveitar, mas por hora quero contribuir ainda mais e cumprir com dedicação, zelo e responsabilidade o meu trabalho", afirma.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos 
(27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard