08/03/2019 13h07

Colaboradora do Bandes volta ao atletismo após acidente que a fez desaprender a andar

Para a advogada Soraia Aparecida Costa Guimarães, uma das colaboradoras do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o Dia Internacional da Mulher significa luta, força e superação.

Além de advogada, dona de casa e mãe, a colaboradora do Bandes pratica atletismo há mais de sete anos. Foi a relação com o esporte, sua força e determinação que a fizeram superar um grande desafio.

Em 2018, quando voltava do trabalho, Soraia Guimarães foi atropelada ao atravessar a rua. Ela ficou 15 dias internada na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). “Tive um traumatismo craniano, quebrei a mandíbula, perdi dentes e tive que fazer cirurgia para reconstruir a mandíbula. Tenho cicatrizes pelo corpo todo”, relata, sobre os impactos do acidente.

“Sem saber, o atletismo salvou minha vida. Os médicos falaram que minha recuperação foi muito rápida justamente porque minha musculatura estava fortalecida. Se não fossem as minhas atividades de treinamento, provavelmente eu teria morrido”, explica.

A sobrevivência foi comemorada como milagre pela advogada atleta. “Nem o socorrista acreditou quando descobriu que eu estava viva”, relembra. Os meses afastada do trabalho para a recuperação se transformaram em ansiedade para o retorno às atividades no banco.

Superação de volta às pistas

Mesmo tendo vivido essa situação delicada, Soraia Guimarães encarou tudo sem medo, sustentada por sua força. O acidente a fez desaprender a andar, mas em dois meses ela voltou às atividades físicas com caminhadas de 8 km diários. Neste período, descobriu que, com o acidente, seu tornozelo havia quebrado. Assim, foi necessário mais um mês de pausa antes de voltar definitivamente à corrida e à musculação.

Menos de um ano depois do acidente, a vencedora já está de volta às pistas e ao trabalho. “Se foi a corrida que me salvou é pra ela que eu tinha que voltar”, comemora.

Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória