06/05/2019 08h00 - Atualizado em 06/05/2019 18h47

Cidades do sul do Estado participam de Gabinete Itinerante em Cachoeiro de Itapemirim

Aconteceu nessa sexta-feira (3) a etapa da região sul do Gabinete Itinerante da Cultura, no Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim. A ação promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) busca o diálogo com gestores culturais e membros da sociedade civil com o objetivo de fortalecer o debate das políticas públicas do setor pelo interior do Estado.

No início do evento foi realizado um encontro de gestores culturais com representantes dos municípios de Jerônimo Monteiro, Muqui, Guaçuí, Marataízes, Alegre, Vargem Alta e de Santa Teresa - cidade convidada a relatar aos participantes sobre as experiências de gestão cultural e turística na região.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, acentuou sobre o acesso dos fazedores culturais em todo o território capixaba: “O Gabinete Itinerante é uma importante ferramenta de diálogo do governo do Estado e dos municípios entre si. Aqui em Cachoeiro temos a presença de nove municípios aprendendo uns com os outros. A experiência de Santa Teresa, que veio representando a Região Metropolitana, é muito inspiradora. Pela Cultura, o município conseguiu incentivar o turismo com um olhar para a economia criativa e a cultura da região”.

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho destacou a importância do evento como elemento integrador de ações de política cultural na região. "Essa proximidade da Secult com os artistas da nossa região reforça não só o interesse do Governo do Estado em apoiar o segmento, mas também o potencial da nossa região. Cachoeiro foi escolhido para este bate-papo importante e nós nos orgulhamos disso. Espero que este seja só o primeiro de muitos diálogos e conquistas”, afirmou.

A secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins, destacou que “as políticas públicas para cultura no espírito santo só tem a ganhar com o intercâmbio de experiências entre os municípios e a presença da Secult em todas as regiões. Cachoeiro se orgulha de participar ativamente deste projeto mostrando as nossas ações e recebendo a reunião como representante do sul do Estado”.

O secretário de Turismo e Cultura de Santa Teresa, Marcelo Anacleto, contou sobre o planejamento das ações culturais e turísticas da região. “Em 2010, havia poucos eventos em Santa Teresa, além da festas da imigração italiana. Nós criamos um plano municipal de cultura com o intuito de promover o fomento do setor e por sabermos que a cidade tem um grande potencial turístico. Em Santa Teresa, existem várias representações, além da imigrantes italianos. Gostaria de dizer que cultura é tudo, um modo de se fazer e se viver e é um pouco de tudo. Quem trabalha nesse meio tem que ser um apaixonado”, reforçou.

Gabinete Itinerante

O Gabinete Itinerante atende a uma das metas do Plano Estadual de Cultura, que é criar políticas que intensifiquem a presença da Secretaria no interior. A princípio, o gabinete passa pelas quatro macrorregiões, mas deve chegar a todas as dez microrregiões do Espírito Santo. Lançado em Conceição da Barra, no norte capixaba, em abril, o Gabinete é uma ação ligada à construção da Política de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado.

No dia 14 de maio será a vez da região central do Estado ser atendida. A ação será desenvolvida em João Neiva. Já no dia 23 de maio, o Gabinete Itinerante chega a Santa Teresa, na macrorregião serrana. Na agenda aberta para a sociedade civil estão previstas capacitações e atendimento ao público. Nas cidades, a equipe da Secult também se reunirá com as equipes das prefeituras.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult