08/11/2019 17h31

Chamada Pública 2020: veja onde há oferta de Tempo Integral

Para 2020, o Governo do Estado ofertará a Educação de Tempo Integral em 28 novas escolas, sendo dez delas com carga horária de nove horas e meia, 15 com carga horária de sete horas e integrada ao curso técnico e três escolas rurais, com carga horária de 9h30. A oferta de vagas está sendo feita por meio da Chamada Pública 2020 nas 448 escolas Estaduais e que segue até o dia 26 de novembro com o período destinado à rematrícula e/ou solicitação de transferência interna, ou seja, para os alunos que já são da Rede Estadual. Dentre as novidades, portanto, está a implantação de novos modelos como o Tempo Integral Rural e o Tempo Integral integrado ao Curso Técnico. Além disso, um segundo modelo de Tempo Integral, com carga horária de sete horas diárias, também será colocado em prática.

O secretário Vitor de Angelo disse que a ampliação do número de matrículas no Tempo Integral é uma meta do governo e também fez parte das premissas dos Planos Nacional e Estadual de Educação. “Assumimos o Governo com o percentual de matrículas nessa modalidade que não perfazia nem 8% do total, fazendo com que no 5º ano de vigência da meta, ou seja, metade do tempo, não tenha sido atingido a metade do objetivo final”, ponderou.

Nas unidades em que forem oferecidos o Curso Integral integrado ao Curso Técnico, com carga horária de sete horas, também será possível o funcionamento do turno parcial no período matutino. O mesmo ocorrerá nas unidades onde serão ofertados o Tempo Integral com a carga horária de nove horas e meia, na medida que haverá a possibilidade de funcionamento da Educação para Jovens e Adultos (EJA) no período noturno.

Os Centros Estaduais Integrados de Educação Rural já ofertavam há muitos anos Educação em Tempo Integral. No entanto, não foram considerados como escolas com oferta de Tempo Integral e, portanto, não foram contemplados com melhorias e atenção da equipe de coordenação do Tempo Integral. Por isso, a partir de 2020, as unidades farão parte da oferta de Tempo Integral da Rede Estadual de Educação no modelo de carga horária de nove horas e meia.

Integral Integrado ao Técnico

Um dos destaques do anúncio desta quinta, segundo o secretário, é a oferta do Tempo Integral integrado ao Curso Técnico. “Hoje temos somente uma escola que oferta o técnico, em Anchieta. Vamos expandir essa oferta para atender um número maior de alunos que tenham o interesse de sair do Ensino Médio já com qualificação técnica”, garantiu. Serão 17 novas escolas para esta modalidade de ensino. Além das 15 unidades de sete horas, temos Baixo Guandu e Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro de Itapemirim, que também ofertarão.

Dedicação exclusiva

Priorizando a equidade da Rede Estadual de Educação e entendendo que o investimento deve ser equânime em todas as escolas, os recursos investidos atualmente na remuneração dos professores das atuais escolas em Tempo Integral, pela dedicação exclusiva, serão transferidos, de forma a garantir que não só as escolas de tipologia I (de maior porte), como todas as que ofertam Integral, sejam contemplados com equipe gestora composta por diretor, coordenador pedagógico e coordenador administrativo, financeiro e de secretaria; e que também permite que os diretores que hoje trabalham mais de 25h tenham a possibilidade de extensão de sua carga horária até 40h.

Os professores permanecerão no modelo integral no turno que oferta Educação em Tempo Integral. Para aqueles que possuírem dois vínculos, totalizando 50h, não será mais necessária a desconsideração de um dos vínculos, sendo possível a extensão da carga horária restante em outro turno ou escola.

A Sedu esclarece que o número de vagas abertas por unidade de ensino, as modalidades dos cursos técnicos e outros detalhamentos serão divulgados assim que for definida a data da chamada pública 2020.


Como ficará em 2020

- 64 Escolas de Tempo Integral, sendo 46 com carga horária de nove horas e meia, das quais 03 Integradas ao Curso Técnico (carga horária de nove horas e meia); 15 Integradas ao Curso Técnico (carga horária de sete horas); 03 de Tempo Integral Rural (carga horária de nove horas e meia), e previsão de oferta de 11.450 novas vagas pela oferta de Tempo Integral em 34 municípios;

- Além das Escolas de Tempo Integral, as de Tempo Parcial com Tipologia I (de maior porte), terão Equipe Gestora, composta por: um diretor e as funções gratificadas de coordenador Pedagógico, coordenador Administrativo, de Secretaria e Financeiro;

- Para os alunos que optarem pela modalidade de Ensino Médio integral Integrado ao curso técnico, com a carga horária de sete horas diárias, a permanência na unidade de ensino será de 13h às 20h, com duas refeições. Os que optarem pelo Tempo Integral com a carga horária de nove horas e meia, a permanência na unidade será 7h30 às 17h com três refeições;

- O diretor com um vínculo que trabalhar em mais de um turno terá a extensão da sua carga horária para 40h. A extensão também vale para os que atuam nas escolas de tempo parcial.

Implantação das Escolas em tempo Integral

- 2015: 1 escola

- 2016: 4 escolas

- 2017: 12 escolas

- 2018: 15 escolas

- 2019: 4 escolas

- 2020: 28 escolas

Relação de novas Escolas que passam a ofertar Tempo Integral em 2020:

NOME DA ESCOLA

MUNICÍPIO

OFERTA 2020

CARGA HORÁRIA

FUNDAMENTAL II

ENSINO MÉDIO

ENSINO TÉCNICO

CEIER DE ÁGUIA BRANCA

ÁGUIA BRANCA

9H30MIN

SIM

SIM

SIM

EEEFM DR JONES DOS SANTOS NEVES

BAIXO GUANDU

9H30MIN

SIM

   

CEIER DE BOA ESPERANÇA

BOA ESPERANÇA

9H30MIN

SIM

SIM

SIM

EEEFM ÁLVARO CASTELO

BREJETUBA

9H30MIN

SIM

   

EEEFM AGOSTINHO SIMONATO

CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM

7H00MIN

 

SIM

SIM

EEEFM ARY PARREIRAS

CARIACICA

7H00MIN

 

SIM

SIM

EEEFM SATURNINO RANGEL MAURO

CARIACICA

7H00MIN

 

SIM

SIM

EEEFM THEODOMIRO RIBEIRO COELHO

CARIACICA

7H00MIN

 

SIM

SIM

EEEFM LIONS CLUB DE COLATINA

COLATINA

9H30MIN

SIM

SIM

 

EEEFM PROF.ª CAROLINA PICHLER

COLATINA

9H30MIN

SIM

   

EEEFM LYRA RIBEIRO SANTOS

GUARAPARI

9H30MIN

SIM

SIM

 

EEEM DR SILVA MELLO

GUARAPARI

7H00MIN

 

SIM

SIM

EEEFM PROFESSORA ANTONIETA BANHOS FERNANDES

LINHARES

7H00MIN

 

SIM

SIM

EEEFM JOB PIMENTEL

MANTENÓPOLIS

9H30MIN

SIM

   

EEEFFM PIO XII

SÃO MATEUS

9H30MIN

SIM

   

EEEF JONES JOSÉ DO NASCIMENTO

SERRA

9H30MIN

SIM

   

EEEFM CLÓVIS BORGES MIGUEL

SERRA

7H00MIN

 

SIM

SIM

EEEFM DOM JOÃO BATISTA DA MOTTA E ALBUQUERQUE

SERRA

9H30MIN

SIM

   

EEEFM RÔMULO CASTELLO

SERRA

7H00MIN

 

SIM

SIM

EEEM PROFESSORA HILDA MIRANDA

SERRA

7H00MIN

 

SIM

SIM

EEEF DOMINGOS PERIM

VENDA NOVA DO IMIGRANTE

9H30MIN

SIM

   

EEEFM NELSON VIEIRA PIMENTEL

VIANA

7H00MIN

 

SIM

SIM

CEIER DE VILA PAVÃO

VILA PAVÃO

9H30MIN

SIM

SIM

SIM

EEEFM FLORENTINO ÁVIDOS

VILA VELHA

7H00MIN

 

SIM

SIM

EEEFM PROFESSOR GERALDO COSTA ALVES

VILA VELHA

7H00MIN

 

SIM

SIM

EEEFM SÍLVIO ROCIO

VILA VELHA

7H00MIN

 

SIM

SIM

EEEFM MAJOR ALFREDO PEDRO RABAYOLLI

VITÓRIA

7H00MIN

 

SIM

SIM

EEEM GOMES CARDIM

VITÓRIA

7H00MIN

 

SIM

SIM



Cronograma Chamda Pública


* O período de rematrícula e/ou solicitação de transferência interna, ou seja, para os alunos que já são da Rede Estadual, será de 29/10 a 26/11;

* As pré-matrículas para aqueles que desejam ingressar na Rede Estadual serão entre os dias 27/11 a 13/12;

* A divulgação do resultado da rematrícula, transferência interna e pré-matrícula ocorrerá até o dia 15/01/2020;

  • A efetivação das matrículas dos alunos provenientes das etapas de transferência interna e pré-matrícula será feita até o dia 31/01/2020.

Confira aqui as portarias:

097-R - Chamada Pública

098 - R - Chamada Pública 

Mais informações: (27) 3636 7830 / 3636-7831.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard