14/11/2025 17h23

Ceturb-ES realiza reunião com grupo de usuários cadeirantes do Transcol + Acessível

A Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) realizou, nessa quarta-feira (12), no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, uma reunião com um grupo de usuários cadeirantes dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) que utilizam o Transcol + Acessível. O objetivo foi abordar melhorias e sugestões para fortalecer o atendimento.

O encontro contou com a participação de usuários cadeirantes dos municípios, além da diretora de operações da Companhia, Flavia Juliana Medeiros; do gerente de Atendimento ao Usuário, Gilmar Pahins Pimenta; e do subsecretário de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Suped) da Secretaria da Casa Civil, Martoni Moreira Sampaio.

Substituindo os antigos micro-ônibus, o Transcol + Acessível é um transporte voltado para cadeirantes e oferece mais conforto, agilidade e autonomia para os usuários. Com 30 vans adaptadas e climatizadas disponíveis, o novo serviço oferece um atendimento mais moderno e redução do tempo de viagem.

Cadastro e Agendamento do Transcol + Acessível

Para utilizar os serviços do Transcol + Acessível, os usuários precisam realizar um cadastro por meio do aplicativo Cidadania GV (disponível nos sistemas Android e iOS), no qual devem fornecer informações como dados pessoais e documentações. Após análise, o solicitante é convidado para uma avaliação médica e na sequência liberado para utilizar o transporte nas viagens agendadas.

As solicitações são aceitas apenas para beneficiários residentes nos bairros da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Os agendamentos, bem como o cadastro, podem ser feitos por meio do aplicativo ou pelos telefones 0800 038 7077, (27) 99253-3685, (27) 99253-3688, (27) 99257-8902 ou (27) 99311-0346. Os contatos estão à disposição para tirar dúvidas sobre o cadastramento. O beneficiário que desejar solicitar uma viagem pelo aplicativo pode fazer o pedido com 15 dias de antecedência. Por telefone esse prazo é de dois dias.

Dados do Transporte + Acessível em 2025

Neste ano, foram realizadas pelo Transcol + Acessível, em média, oito mil viagens por mês, com uma média mensal de sete mil passageiros transportados. Atualmente, o sistema conta com a bilhetagem eletrônica obrigatória para os beneficiários e seus acompanhantes, por meio do Cartão GV.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard