11/09/2025 17h22

Cerimônia de abertura marca início dos Jogos da Juventude 2025 em Brasília

A cerimônia de abertura realizada na noite desta quarta-feira (10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), deu início oficial aos Jogos da Juventude 2025, evento que reúne milhares de jovens atletas de todo o País. O Espírito Santo será representado por 215 integrantes, sendo 179 estudantes-atletas, além de técnicos e dirigentes.

Os jovens capixabas garantiram suas vagas por meio dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), realizados entre maio e julho. O evento reunirá cerca de 4,7 mil atletas das 27 unidades da federação. Esta será a maior edição da história da competição escolar. 

O desfile das delegações, apresentações culturais e a presença de autoridades marcaram a solenidade de abertura. Antes mesmo da festa, o ciclismo, com a prova de potência máxima, abriu a programação esportiva, ainda pela manhã.

Primeiro bloco de disputas

Agora, oficialmente, começam as competições. No primeiro bloco, que vai até sábado (13), os capixabas entram em ação no atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e tiro com arco.

Embaixadores inspiram jovens atletas

A edição de 2025 também conta com a presença de embaixadores olímpicos, entre eles nomes de peso como Luisa Baptista (triathlon), Rosângela Santos (atletismo), Bruninho (voleibol), Beatriz Souza e Ketleyn Quadros (judô), Duda Amorim (handebol), Janeth Arcain (basquete), Giullia Penalber (wrestling), Guilherme Toldo (esgrima), Agatha Rippel (vôlei de praia), Luccas Abreu (tiro com arco), Fabiana Silva (badminton), Babi Domingos (ginástica rítmica), Renato Rezende (ciclismo), Fabiana Beltrame (remo), Lígia Silva (tênis de mesa), Allan do Carmo (águas abertas), Maria Clara Pacheco (taekwondo), Arthur Zanetti (ginástica artística) e Fernando Scheffer (natação).

Fonte de inspiração para os jovens atletas, eles participam entregando medalhas, assistindo às competições, batendo papo com os estudantes e compartilhando experiências, seja nos locais de disputa ou no Centro de Convivência.

Sobre os Jogos

Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude reúnem estudantes-atletas de até 17 anos. A edição 2025 terá participação recorde, sendo 2.369 mulheres e 2.231 homens.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard