10/05/2022 11h12

CEEFMTI Manoel Duarte da Cunha realiza IV Torneio Escolar de Lançamento de Foguetes

Alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Manoel Duarte da Cunha realizaram, na última sexta-feira (06), o lançamento de foguete, projeto desenvolvido no 1º trimestre, pela área de Ciências da Natureza e Matemática.

No primeiro semestre de cada ano, ocorre a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Jornada Brasileira de Foguete (MOBFOB). A instituição que organiza o evento em nível nacional, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), convida as escolas públicas e particulares para participarem das duas modalidades.

Nesta perspectiva, considerando o potencial motivacional e científico da atividade, a escola organizou um projeto da área que ocorre durante todo o primeiro trimestre. Essa ação pedagógica tem como objetivo proporcionar a aprendizagem de conceitos científicos, a partir da montagem e do lançamento de foguetes, partindo de uma proposta interdisciplinar e contextualizada.

A iniciativa também tem como objetivos despertar e aumentar o interesse dos estudantes pelos conhecimentos em Astronomia, Astronáutica e Ciências afins, visando a promover a difusão dos conhecimentos científicos básicos de uma forma colaborativa e lúdica, além de participar da Mostra Brasileira de Foguetes 2022.

Durante o trimestre, sobretudo nas aulas práticas, os professores trabalham os conteúdos relacionados à temática, como, por exemplo:
- Ciências: materiais sintéticos, misturas e soluções, transformação de energia e aspectos quantitativos das transformações químicas;

- Matemática: operações fundamentais, funções do 1º e 2º graus, além de proporção e relações métricas do triângulo retângulo;

- Química: substâncias e misturas, fenômenos físicos e químicos, funções inorgânicas, reações químicas, balanceamento, estequiometria, teoria cinética dos gases; Física: lançamento oblíquos; grandezas e medidas; resistência dos materiais, forças, momento de inércia, Leis de Newton, impulso, pressão, centro de massa e leis do movimento.

Nas duas semanas que antecederam a culminância do projeto, os estudantes, acompanhados dos respectivos professores responsáveis, fizeram os testes dos foguetes para ajustar às bases (vazamentos), a aerodinâmica dos foguetes (análise do centro de massa e das aletas) e das medidas proporcionais do combustível do foguete (vinagre e bicabornato de sódio).

O CEEFMTI Manoel Duarte da Cunha alcançou resultados positivos nas duas modalidades. Na modalidade Ensino Médio, a turma da 3ª I02 obteve um lançamento de 205 metros. Já a turma do 2ºI01 lançou 196 metros e a turma do 1ºI01 conseguiu uma medida de 117 metros. Na modalidade Ensino Fundamental, a turma do 6ºI02 alcançou 103 metros e a turma do 9º ano 99 metros.

Além disso, vale destacar o ganho socioemocional dos estudantes em relação à prática. Os alunos se envolveram ativamente no projeto, fortaleceram o trabalho em equipe e ficaram satisfeitos com a ação pedagógica.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata