Ceasa-ES e MPES discutem ações para fortalecer a segurança alimentar
%20(2).jpeg?v=638918195530572960)
Na última quarta-feira (20), a Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) recebeu a promotora de Justiça do Estado, Dra. Sandra Lengruber, representante do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), para uma reunião dedicada ao fortalecimento de ações em prol da segurança alimentar. Membros da Comissão de Rastreabilidade da Ceasa-ES apresentaram projetos e ferramentas para apoiar produtores e comerciantes, visando mais transparência e segurança na comercialização de alimentos.
O diretor-presidente da Ceasa-ES, Carlos Cesquim, destacou os avanços já alcançados pela instituição no trabalho de conscientização quanto ao cumprimento da Portaria da Rastreabilidade e à obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal Eletrônica. “A Ceasa tem realizado o trabalho de orientação sobre o uso da nota fiscal, o que já apresenta resultados positivos. No entanto, a Rastreabilidade ainda está em fase de desenvolvimento e requer maior adesão dos produtores”, afirmou Cesquim.
Outro ponto relevante abordado foi a necessidade de orientar agricultores e comerciantes sobre os riscos do uso de agrotóxicos, tanto para a saúde da população quanto para o meio ambiente. Nesse sentido, foi apresentada a ideia de uma nova ferramenta digital que auxilia os produtores rurais na elaboração de etiquetas de rastreabilidade, visando simplificar esse processo. Os projetos e propostas discutidos foram encaminhados à 35ª Promotoria de Justiça Cível de Vitória para serem avaliados, buscando a construção de uma ação conjunta entre Ceasa-ES e MPES.
Ao final da reunião, ficou evidenciada a importância da união de esforços entre as instituições públicas para fortalecer a agricultura familiar, promover a transparência na cadeia produtiva e assegurar alimentos de qualidade à mesa dos capixabas. “Com esta reunião, a Ceasa renova seu compromisso com a saúde da população, reconhecendo a relevância da agricultura familiar e reafirmando o objetivo de assegurar segurança alimentar para todos”, concluiu Cesquim.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa-ES
Camille Porto Moura Wernersbach
(27) 3396-1661 (das 8h às 17h)
camille.moura@ceasa.es.gov.br