29/05/2019 14h59

Casagrande recebe campeões do atletismo e do karatê no Palácio Anchieta

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o secretário de Esportes e Lazer, Junior Abreu, receberam esportistas capixabas nesta quarta-feira (29), no Palácio Anchieta, em Vitória. Os atletas foram homenageados pelas conquistas recentes em suas modalidades.

O encontro contou com a presença do campeão mundial de atletismo, Paulo André Camilo, integrante da primeira equipe brasileira a ganhar um ouro no revezamento 4x100 livre. Também participaram do encontro sete caratecas do Instituto Kyokushin de Desenvolvimento Esportivo e Social, que medalharam no 28º Campeonato Brasileiro de Karate Kyokushin, ocorrido em São Paulo (SP) no último domingo (26).

A vitória histórica de Camilo foi alcançada em uma prova do mundial da categoria no Japão, no início do mês, após bater a favorita equipe dos Estados Unidos por apenas dois milésimos. A façanha do atleta e seu início no esporte, dentro de um programa do Governo do Estado, também foram lembrados por Casagrande.

“Gostaria de agradecer a vocês por estarem projetando nosso Estado. Em nosso mandato passado deixamos uma política de esporte bem montada. O próprio Paulo André começou no ‘Campeões do Futuro’. Entendemos o que passa o país nos últimos anos, mas não precisavam ter acabado com a política do esporte como acabou. Nós vamos, de acordo com a nossa possibilidade, resgatando nossos projetos”, disse.

O governador destacou também o papel de integração do esporte para a sociedade. “Os projetos sociais e esportivos ajudam no combate a violência, na integração das famílias que se envolvem nas conquistas dos filhos, na melhoria da saúde. O atleta de alto rendimento necessita de uma ajuda mínima do Estado. Esse apoio pode andar em paralelo com os patrocínios de empresas privadas. Queremos colocar o Governo do Estado à disposição dos atletas capixabas e reafirmamos nosso desejo em trabalhar para valorizar o esporte do nosso Estado”, frisou.

Além do Campeões de Futuro, Paulo André Camilo também participou dos Jogos Escolares do Espírito Santo entre os anos de 2013 e 2015.

Reconhecimento

Treinador dos caratecas campeões brasileiros e idealizador do Instituto Kyokushin, que funciona na região de Terra Vermelha, em Vila Velha, e atende 250 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o mestre Paulo do Carmo elogiou a ação do Governo em reconhecer os atletas capixabas.

“A visita ao Palácio Anchieta foi maravilhosa. Tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho para o secretário e para o governador, que é alguém que sempre apoiou o esporte. Fiquei muito satisfeito com as palavras do Casagrande no encontro e gostaria de ressaltar que esta é a primeira vez que estamos recebendo um apoio tão intenso da Sesport”, contou.

Bolsa Atleta

O secretário Junior Abreu lembrou que todas essas conquistas credenciam esses esportistas a pleitearem o benefício do Bolsa Atleta, programa de incentivo a atletas e paratletas de alto rendimento que, só em 2019, beneficia 117 esportistas capixabas de diversas modalidades.

“O esforço e a dedicação que esses atletas têm em tudo que fazem é reconhecido pela Sesport em nossos programas, dentre eles o Bolsa Atleta. Sabemos como esse recurso faz a diferença para eles e ainda garante uma tranquilidade maior para que todos possam focar apenas em suas competições. Além disso, estamos estudando a volta do Compete, outro programa importante que oferece passagens aéreas para os atletas conseguirem ir para os campeonatos”, afirmou Abreu.

Informação à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesport