28/02/2019 14h48

Casagrande participa da inauguração do Contorno de Iconha na BR-101

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador Renato Casagrande participou, na manhã desta quinta-feira (28), da solenidade de inauguração do Contorno de Iconha, na BR-101, na região sul do Estado. O evento teve a presença do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas. A entrega da obra antes do Carnaval foi um pedido do governador à concessionária que administra a via. De acordo com a ECO 101, foram investidos R$ 80 milhões na obra que irá melhorar o tráfego na região.

Para o governador, a obra marca um novo período no Espírito Santo de investimentos em infraestrutura. Casagrande comemorou ainda o início da renovação da base logística do Estado, que data da década de 1960. Ele aproveitou a vinda do ministro para agradecer a atenção dada pelo novo Governo Federal à bancada capixaba no Congresso Nacional e também ao Governo do Estado.

“Sempre que nós vamos à Brasília, o ministro está inteiramente à disposição”, comemorou o governador, reforçando que todas as agendas na Capital Federal em busca de investimentos e obras terá a participação dos deputados e senadores capixabas. Sobre o novo Contorno de Iconha, Casagrande afirmou que a obra vai devolver o município aos seus moradores e turistas. “A BR-101 tomou Iconha dos moradores e nós estamos devolvendo”, completou.

O ministro Tarcísio Freitas, que veio ao Estado a pedido do governador, destacou a parceria com o governo capixaba e o papel da bancada na conclusão do Contorno de Iconha. “Essa obra saiu por causa da comissão externa da bancada federal que brigou por essa obra”, reforçou. Ele também citou que o novo trecho rodoviário é muito importante aos moradores locais, que viram a cidade ser “invadida” pela BR-101. “Agora estamos aproximando Vitória da região sul do Espírito Santo”, discursou.

Participaram da solenidade, a vice-governadora Jacqueline Moraes; o secretário de Estado do Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Aguiar; e o prefeito de Iconha, João Paganini. Entre as autoridades federais, estiverem presentes o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Antônio Leite dos Santos Filho; e o superintendente do DNIT no Espírito Santo, Romeu Scheibe Neto. A bancada capixaba foi representada pelos deputados federais Josias Da Vitória, que é o coordenador; Evair de Melo e Ted Conti. Deputados estaduais e outros prefeitos da região também prestigiaram o evento.

Obras

O Contorno de Iconha tem uma extensão total de 7,84 quilômetros, considerando os encaixes com as interseções. As pistas têm duas faixas em cada sentido, separadas por um canteiro central. A entrada para o novo trecho da BR-101/ES é no Km 373,5 e a saída no Km 380,2, onde o traçado da nova via se encontra com a pista existente. Foram construídas duas pontes sobre o Rio Iconha, uma para cada sentido da rodovia, cada uma delas com duas faixas de tráfego, um acostamento e uma faixa de segurança. Também foram construídos quatro viadutos – dois na interseção norte e outros dois na interseção sul – que interceptam a atual BR.