05/03/2021 18h14

Cariacica conhece projeto dos CRJs e adere ao Pacto Estadual pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Juliane Barroso, se reuniram com o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, na manhã desta sexta-feira (5). Na ocasião, o município aderiu ao Pacto Estadual pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres e também foi apresentado o projeto dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs).

Cariacica foi 51º município capixaba a assinar o Pacto. “Hoje foi um dia muito importante para os Direitos Humanos no Estado do Espírito Santo. Cariacica firmou a adesão ao Pacto e isso nos dá mais força e possibilidades de atuação junto ao município para o enfrentamento à violência”, declarou a secretária Nara Borgo.

A subsecretária Juliane Barroso comemorou a adesão ao Pacto de mais um município. “Quanto mais municípios se interessarem e aderirem, nossa luta ganha força. Nós compreendemos que o enfrentamento é necessário para pensarmos metodologias efetivas que, de fato, protejam, cuidem e garantam a segurança e a vida das mulheres”, disse.

O trabalho é realizado pela Câmara Técnica do Pacto, coordenado pela SEDH, por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com prefeituras, Secretarias de Estados e órgãos públicos do Espírito Santo.

Elaborado juntamente com o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, o Pacto é um documento que tem como atribuição a formulação de diretrizes e de políticas públicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres no Espírito Santo, elaborado em 2011 e atualizado em 2019.

O objetivo principal do documento é prevenir, combater e enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres, construindo uma rede de atendimento articulada e de garantia de direitos.

Confira aqui o documento na íntegra.

Centros de Referência para as Juventudes

A outra pauta da reunião foi sobre os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) e estão previstas duas unidades implantadas no município de Cariacica.

Os Centros irão ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. “Em breve o Governo do Estado, via Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, fará importantes entregas no município”, destacou a secretária Nara Borgo.

Como projeto do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, serão 14 CRJs em funcionamento até 2021, com capacidade para atender anualmente uma média de 65 mil jovens.

Os CRJs ofertarão uma gama de serviços, incluindo o acompanhamento integral de jovens para construção de Planos de Vida e Trabalho, tendo como princípios o respeito à diversidade e ao diálogo. Disponibilizará ainda espaços de trabalho compartilhado, com laboratório temático para geração de renda (LABPoca), oficinas, eventos artístico-culturais e esportivos, vivências extraterritório, passagens interestaduais entre outros, tendo a gestão compartilhada como premissa, e se configurando como a principal entrega pública para as Juventudes já realizada no Espírito Santo. Saiba mais: https://bit.ly/3kyJlm0

Programa Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem como objetivo reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais, além de reduzir a vulnerabilidade da juventude à violência, sobretudo, a juventude negra, que é a que mais morre no Espírito Santo.

Retomado no início de 2019, com o eixo policial, o Programa lançou o eixo de Proteção Social em setembro do mesmo ano.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH