Campanha ‘Seja Educado. Muito Obrigado.’ entra em nova fase nos terminais

A campanha "Seja Educado. Muito Obrigado." começa mais uma etapa de divulgação. Desta vez, acontecerá um panfletaço nos terminais de integração, a partir desta segunda-feira (15) até a próxima sexta-feira (19), com a participação de gestores e servidores da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES). Na quarta-feira (17), às 14 horas, o panfletaço acontece nas imediações do semáforo em frente à Escadaria do Palácio Anchieta, em Vitória.
A exemplo do que ocorreu no ano passado, quando a campanha foi até as escolas da rede pública, o objetivo principal é promover uma postura inclusiva, combater o preconceito e fomentar a empatia, especialmente para com pessoas com deficiências visíveis e não visíveis que utilizam o transporte coletivo. Para isso, a iniciativa visa capacitar o público a reproduzir esses valores.
O diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes, falou sobre a importância do prosseguimento da campanha. "A campanha 'Seja Educado. Muito Obrigado.' reflete nosso compromisso em construir um ambiente de transporte público cada vez mais acolhedor e respeitoso para todos. Ao darmos início a esta nova fase nos terminais, com o envolvimento direto de nossa equipe, reforçamos a importância de promover a empatia e combater qualquer forma de preconceito. Contamos com a participação de cada cidadão para que o transporte coletivo seja um espaço de gentileza e inclusão, onde todos se sintam valorizados e seguros. O respeito no dia a dia transforma a vida de milhares de pessoas", frisou Antunes.
A ação começa nesta segunda-feira (15), nos terminais Jacaraípe, às 10 horas, e Laranjeiras, às 14 horas. O panfletaço acontecerá em nove dos dez terminais de integração (confira no quadro abaixo). A ação só não acontece no Terminal Ibes, que está em obras.
A Campanha
A primeira fase da campanha contemplou o início da divulgação das peças. Foram veiculados dezenas de busdoors e outdoors, bem como peças em formatos para mídias eletrônicas, cartazes, panfletos e um videoclipe da música criada pelos cantores e compositores capixabas Emy Alves e Quixote, que são pessoas com deficiência física.
Em seguida, o objetivo foi levar as informações a quem possa reproduzi-las, compartilhando uma postura inclusiva, de combate ao preconceito e de empatia com quem, diariamente, enfrenta dificuldades no transporte coletivo por ter deficiências visíveis e não visíveis. Foram distribuídos cerca de 15 mil panfletos e cartazes para todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.
Durante uma semana, nove escolas da rede foram visitadas para a apresentação da campanha educativa. Pelo menos 1,5 mil alunos foram diretamente impactados naquela etapa da ação.
Confira as datas dos panfletaços:
15/09 - T. Jacaraípe, 10 horas
T. Laranjeiras, 14 horas
16/09 - T. Carapina, 10 horas
T. São Torquato, 14 horas
17/09 - T. Jardim América, 10 horas
Semáforo em frente ao Palácio Anchieta, 14 horas
18/09 - T. Campo Grande, 10 horas
T. Itacibá, 14 horas
19/09 - T. Vila Velha, 10 horas
T. Itaparica, 14 horas