16/03/2020 18h40

Cafeicultura no Espírito Santo terá auxílio da robótica

Já imaginou a cafeicultura tendo suporte da robótica? Pois isso está muito perto de se tornar realidade no Espírito Santo. É que a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), está desenvolvendo um robô para ajudar nas plantações capixabas.

“Alguns pesquisadores da Fapes tiveram a ideia de desenvolver um projeto que ajude em alguma área de destaque no Espírito Santo. Então surgiu a opção da cafeicultura, que é uma atividade que temos bastante reconhecimento, tanto nacional quanto internacionalmente”, afirmou o coordenador de Cafeicultura do Incaper, Abraão Carlos Verdin Filho.

Após ser procurado pela Fapes, Verdin se juntou aos pesquisadores e foi com eles a uma propriedade rural no município da Serra para mostrar uma lavoura e a realidade do campo. A ideia é desenvolver um robô de chão que possa auxiliar no controle de ervas daninhas.

“A utilização desse tipo de tecnologia é muito importante. Nós temos um Estado onde cerca de 70% da agricultura é familiar. Com isso, temos pouca oferta de mão de obra. Essa seria uma maneira para podermos suprir essa carência. Além do mais, o robô poderia fazer trabalhos mais pesados, por exemplo sob um sol muito forte, que agride a saúde do agricultor”, salientou Verdin.

O Incaper está auxiliando no desenvolvimento do projeto e, quando o protótipo estiver desenvolvido, participará também da realização dos testes. A perspectiva é que o robô esteja pronto para ser utilizado a partir de agosto deste ano.

 

Texto: Hércules Nascimento 

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Hércules Nascimento
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / hercules.nascimento@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard