12/10/2018 09h00

BPES: lançamento de livro e posse de Adilson Vilaça, nesta segunda-feira (15)

A Biblioteca Pública do Espírito Santo recebe, nesta segunda-feira (15), às 19h, o lançamento do livro “Cartas Fantasmas”, de Adilson Vilaça, romance sobre a revolta camponesa na cidade de Ecoporanga, ocorrida entre 1959 e 1962. Na ocasião, haverá a solenidade de posse do escritor na Academia Espírito-Santense de Letras. A entrada é franca e o livro estará à venda por 50 reais.

 

Apaixonado pela história e pela cultura do Espírito Santo, Adilson Vilaça remonta em “Cartas Fantasmas” o sopro do messianismo, a revolta dos camponeses e a fundação do município de Ecoporanga, nos anos 50. O livro é a continuação de sua narrativa histórica “Cotaxé”, publicada em 1997, que conta a breve existência do independente Estado União de Jeová, área na divisa com Minas Gerais. Após a fragmentação desse movimento, eclode a disputa que serve de cenário para o novo romance, devido ao interesse de grileiros e empresários em propriedades já ocupadas por famílias rurais.

 

Utilizando personagens como um militar, uma criança órfã, um cronista e uma militante comunista, Adilson descreve a violenta repressão que os lavradores sofreram na luta pelas terras, bem como a transformação do Noroeste capixaba, durante o período, em uma região de concentração fundiária, vazio populacional e de devastação do meio ambiente.

 

O autor

Adilson Vilaça nasceu em 1956, em Conselheiro Pena (Cuparaque), mas é radicado em Vitória desde 1977. Entre os anos de 1980 e 1983, Adilson Vilaça venceu três concursos literários no Espírito Santo, entre eles o Prêmio “Geraldo Costa Alves”. Esta premiação, concedida pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida, foi dedicada ao livro de contos A possível fuga de Ana dos Arcos – primeiro livro do autor. Escritor de mais de 40 títulos – contos, crônicas, novelas, romances, ensaios e pesquisas –, Vilaça recebeu do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo o Prêmio “Almeida Cousin”, em 2000, pelo conjunto de sua obra.

 

Serviço:

 

Lançamento do livro “Cartas Fantasmas”, de Adilson Vilaça, e posse do escritor na Academia Espírito-Santense de Letras

Data: 15 de outubro (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo. Av. João Baptista Parra, Praia do Suá, 165, Vitória-ES.

Entrada franca.

Texto: Maria Fernanda Conti

Estagiária de Comunicação da Biblioteca Pública do Espírito Santo

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard