20/10/2017 15h03

Boa Vista dá início às aulas do OportunidadES

Selecionados e suplentes do bairro Boa Vista, em Vila Velha, participaram do evento de boas-vindas do projeto OportunidadES, na noite dessa quinta-feira (19). A aula inaugural contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, que pretendem aumentar o aprendizado com os cursos de qualificação profissional gratuitos ofertados pelo projeto.

 

O curso de maior procura foi o de Maquiador, que obteve 303 inscrições. Além desse curso, foram ofertadas mais 9 opções, algumas como: Preparação de Massas Caseiras, Cuidador de Idosos, Confeitaria Básica, Empreendedorismo: Criando e Planejando Negócios, entre outros. Ao todo, 1.561 pessoas se inscreveram nesta edição, que ofertou 300 vagas em cursos presenciais com duração de 40 horas.

 

Dona Célia Regina Vasconcellos, de 56 anos, se inscreveu no curso de Porteiro. Ela já fez outros cursos pelo OportunidadES desde que ficou desempregada. “Estou sem emprego há três meses. Fui camareira de hospital e abracei a oportunidade, neste momento que estou parada, para me especializar. Pelo projeto fiz os cursos de Camareira, Recepcionista e Informática Básica. E agora estou muito empolgada com o curso de Porteiro que vou fazer em Boa Vista”, destaca a senhora.

 

Foram pré-requisitos para concorrer às vagas ter preenchido os dados corretamente no ato da inscrição, ter idade superior a 16 anos, saber ler e escrever, e residir no bairro ou cidade onde o curso está sendo ofertado. “O objetivo é dar a oportunidade para as pessoas gerarem renda, contribuindo com um futuro melhor para os cidadãos capixabas. O OportunidadES é isso: dar a população a chance de escolher, de forma gratuita, uma nova profissão para que a crise econômica possa ser driblada com mais facilidade”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite.

 

As próximas aulas acontecem na Igreja Quadrangular do Evangelho de Boa Vista e serão ministradas por professores disponibilizados pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. A instituição também entregará os certificados aos alunos pela conclusão dos cursos.

 

O Governo do Estado, por meio da Secti, realiza o OportunidadES, projeto que leva cursos gratuitos profissionalizante para todos os capixabas. E em apenas quatro meses o projeto já ofertou mais de 60 mil vagas em cursos presenciais e a distância. Até o final do ano, a meta é alcançar mais 4 mil alunos.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27)3636-1822
samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Inayá Borges Selvatice

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard