21/03/2019 11h27 - Atualizado em 22/03/2019 09h43

BID promove treinamento sobre segurança cidadã no Estado

Foto: Hélio Filho/Secom

O analista criminal inglês, pesquisador da área na Europa, Spencer Chainey, ministrou na tarde dessa quarta-feira (20), um treinamento sobre segurança cidadã, voltado para agentes da Segurança Pública do Espírito Santo. Ele trouxe informações sobre as tecnologias e estratégias que são usadas em outros países e também conheceu o trabalho que vem sendo desenvolvido nesta área no Espírito Santo.

Professor do Instituto de Segurança e Ciências Criminais da University College London (UCL), da Inglaterra, Chainey compartilhou seus estudos, experiências e resultados de países da Europa, no enfrentamento ao crime. Experiências que utilizam análise criminal de alto padrão, para apoiar estratégias proativas de policiamento (hotpots, policiamento orientado para a solução de problemas, liderança inteligente, entre outros).


O especialista identificou no Programa Estado Presente em Defesa da Vida alguns fatores destacados por ele para garantir eficácia nas ações para redução da criminalidade e aumento da segurança. Entre esses fatores estão liderança, que no programa é exercida diretamente pelo governador Renato Casagrande, visão estratégica, foco territorial, análise de indicadores e integração entre as polícias Militar e Civil. “Estou impressionando com o que vocês estão fazendo aqui”, numa referência ao Estado Presente.


Chainey destacou a importância do planejamento das ações. “Os agentes de segurança precisam tomar decisões sólidas e embasadas. É preciso monitorar a performance do trabalho realizado, medir o impacto das atividades e ter rigor nas avaliações do que tem sido desenvolvido. Não podemos lidar com o trabalho apenas de forma operacional. É preciso planejamento e capacitação contínua. Além de uma forte liderança, que faz toda a diferença para estarmos à frente do crime”, afirmou.


Nesse aspecto, o Espírito Santo está bem estruturado, acrescentou o especialista do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Rodrigo Serrano-Berthet, que acompanha Chainey na visita ao Estado. “O Estado Presente tem ainda monitoramento periódico de desempenho para revisão de metas”, disse.


Para o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, responsável pela coordenação estratégica do Programa Estado Presente, o especialista internacional traz uma visão externa do que dá certo em relação ao enfrentamento à violência e à criminalidade. “É um olhar sobre o que o Espírito Santo vem realizando com o Estado Presente. Sua estratégia e modelo de governança é o que vem dando certo em outros locais”, afirmou Duboc. 

A palestra foi realizada no auditório do Palácio da Fonte Grande, em Vitória, e foi promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio de uma cooperação técnica com o Governo do Espírito Santo, que financia o Programa Estado Presente – Projeto Segurança Cidadã.


Estado Presente


O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é um conjunto articulado de políticas públicas, envolvendo secretarias e órgãos da administração estadual, criado e implantado no período 2011-2014 e retomado em 2019. O seu objetivo é reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais - homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.


O Projeto Segurança Cidadã faz parte do escopo do Estado Presente e visa contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) em municípios com maior vulnerabilidade social do Estado, por meio de ações que objetivam o aumento da efetividade da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SESP), Polícias Civil, Militar e Técnico- Científica no controle e investigação de crimes violentos; o incremento das oportunidades de inclusão social com foco nos jovens de 15 a 24 anos em condições de risco à violência; além da redução da reincidência da população jovem em conflito com a lei.

  

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Letícia Passos
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / leticia.freire@sedh.es.gov.br
(27) 3636-1334

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Planejamento – SEP
Claudia Feliz
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br
(27) 3636-4258 / 99507-4071

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard