20/09/2019 13h03

Bicicletário do edifício Fábio Ruschi é inaugurado

Nesta sexta-feira (20), foi inaugurado o bicicletário e os vestiários no edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. A iniciativa visa ao incentivo de práticas sustentáveis e à melhoria da qualidade de vida e do ambiente de trabalho dos servidores públicos. Antes da inauguração, um grupo de secretários, subsecretários, servidores e cicloativistas vieram pedalando para o local.

O bicicletário foi construído no espaço onde funcionava uma garagem e conta com 32 vagas para bicicletas. Além disso, o espaço está equipado com vestiários – masculino e feminino –, banheiros e chuveiros para que os servidores possam tomar banho e trocar de roupa. 

Além da secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, estiverem presentes na inauguração do bicletário, os secretários de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc; da Justiça, Luiz Carlos Cruz;de Controle e Transparência, Edmar Camata; e o diretor-Presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), Tasso Lugon.

De acordo com Lenise Loureiro, o ambiente foi pensado para a qualidade de vida dos servidores e colaboradores. “É uma forma de incentivar a ida e volta ao trabalho de bike ou praticando caminhada ou corrida. O bicicletário com vestiários dialoga com a cidade e com o modelo de serviço público que a gente deseja, que vai ao encontro da mobilidade ativa, da vivência dos ambientes e da promoção de uma saúde melhor para cada um de nós”, afirmou.

Para a secretária, é desejável que este modelo seja replicado em outras estruturas da Administração Pública Estadual, “para assim, valorizar os profissionais e estimular a adoção de práticas sustentáveis, como a locomoção com bicicleta, que é um transporte não poluente”, completou a secretária Lenise Loureiro

O secretário Álvaro Duboc também falou sobre a importância da iniciativa. “Além de oferecer uma alternativa de transporte rápido, econômico e sustentável, também é um incentivo para que os servidores possam desenvolver uma atividade física, o que traz muitos benefícios à saúde, assim como o bem-estar, aliviando o estresse no trânsito", destacou.

Habituado a ir para o trabalho de bicicleta pelo menos uma vez por semana, o secretário Edmar Camata comemorou a ação. “Para além de ocupar o Centro, é preciso pensar em formas limpas e saudáveis de deslocamento”, ressaltou.

O edifício Fábio Ruschi abriga as Secretarias de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), de Economia e Planejamento (SEP), de Controle e Transparência (Secont) e da Justiça (Sejus).

Apresentação

O evento de inauguração contou com a presença dos alunos da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi): Loran Eduardo Santos Lopes, Maria Clara Tosta Almeida e Pyetra Eliza Souza Bonifácio que realizaram a apresentação de duas coreografias de dança.

Texto: Pedro Sarkis

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

Pedro Sarkis

pedro.sarkis@seger.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard