20/07/2010 12h33 - Atualizado em 24/01/2019 12h51

Banestes prestigia o XVII Festival de Inverno de Domingo Martins

As músicas erudita e popular prometem esquentar Domingos Martins entre esta quinta-feira (22) e 1º de agosto. Nesse período, acontece a 17ª edição do Festival de Inverno da cidade, que este ano traz como tema “Em torno de Chopin e de Noel Rosa”.

O Festival é promovido pela prefeitura da cidade e pelo Montanhas Capixabas Convention e Visitors & Bureau, com o apoio do Banestes. O evento retoma seu caráter original de destaque à música clássica e   relembra as obras de Frédéric Chopin – um dos maiores compositores da era romântica e um dos mais importantes pianistas da história – e de Noel Rosa – um dos maiores artistas da música brasileira.

O evento, único do gênero no Estado, oferece cursos, oficinas e palestras ministrados por profissionais de alto nível, com experiência nacional e internacional. Entre eles estão os integrantes do Quinteto Villa-Lobos, que se apresentam com instrumentos de sopro; o regente Sílvio Viegas; os pianistas Leandro Braga e Linda Bustani; e a cantora lírica Adélia Issa.

Também fazem parte da programação shows, recitais e concertos abertos ao público em geral. Há espaço, ainda, para apresentações de grupos folclóricos, de dança, orquestras e corais.

Participa também do festival o Coral Banescanto, formado por empregados do Banestes e convidados, que solta a voz na sexta-feira (30), às 19 horas, na Igreja Luterana.

A apresentação do Banescanto

No repertório do grupo estão canções do gênero bossa nova de Carlos Lyra, Vinicius de Moraes, Noel Rosa e Baden Powell; um pot-pourri de sambas de Chico Buarque, outro com músicas de Noel Rosa e mais, um intitulado “Canta Brasil”, com canções de Ary Barroso, Alcir Pires, David Nasser e Cazuza; e, ainda, a canção “Conquista do Paraíso”, de Vangelis.

Entre os convidados do Banescanto estão os músicos Luís Cláudio da Silva, Milton Lopes e João Virgílio Nogueira, que apresentam-se, respectivamente, com os instrumentos  pandeiro, surdo e bateria e tamborim.

Conheça Domingos Martins

Clima de montanhas pertinho da praia. Essa é uma das características que tornam a cidade muito procurada por turistas. A apenas 43 quilômetros de Vitória, Domingos Martins está situada na Microrregião Sudoeste Serrana do Estado.

A cidade, considerada a mais romântica do País por internautas em 2008, possui uma média de temperatura anual inferior a 20ºC, além de belas paisagens, por sua exuberante Mata Atlântica, cachoeiras, montanhas, com destaque para o pico Pedra Azul.

Outro atrativo turístico é a gastronomia local, influenciada pelas culturas alemã e italiana dos colonizadores, com seus vinhos, licores, geleias, bolos etc., que podem ser apreciados em casas de chá, cafés coloniais, adegas, entre outros.

Serviço:

Festival de Inverno de Domingos Martins