20/09/2017 17h56

Banestes patrocina restauro do Relógio da Praça Oito

O tradicional Relógio da Praça Oito, no Centro de Vitória, vai voltar a funcionar. O monumento será restaurado por meio de uma parceria do Banestes com a Prefeitura de Vitória e o Instituto Goia. A ordem de serviço para início das obras será nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, às 15h. Os trabalhos serão entregues à população em até 90 dias.

O prefeito em exercício da Capital, Sérgio Sá, o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, vereadores e representantes do Banestes e do Instituto Goia estarão presentes na cerimônia, marcada para acontecer na própria praça, entre as Avenidas Princesa Isabel e Jerônimo Monteiro.

O Banestes será o responsável por patrocinar os serviços de restauro da estrutura do relógio, que apresenta diversos danos causados pela ação do tempo, como erosão, além de quebras, vandalismos e pichações.

O monumento será totalmente restaurado, mantendo as características originais. O relógio foi projetado por Jayme Figueira, construído por Radagásio Alves e montado pelo alemão João Ricardo Hermamm Schorling. É uma torre com 16 metros de altura e quatro relógios, sendo um em cada face. E o relógio voltará a tocar de hora em hora os acordes iniciais do Hino do Estado do Espírito Santo.

A troca do maquinário ficará sob responsabilidade da Prefeitura de Vitória, que vai iniciar o processo de licitação no próximo dia 25, segunda-feira. A prefeitura explica que a reforma da estrutura vai começar primeiro devido ao tempo maior que precisa para ser finalizada.

Os serviços do maquinário, por parte de empresa de automação a ser contratada, são mais rápidos e terão prazo menor, mas serão concluídos dentro dos 90 dias dos trabalhos.

A Praça Oito e o relógio instalado no local fazem parte da história do Banestes. No espaço público está a Agência Central do Banco, que em 1942, mesmo ano da inauguração do relógio, tornou-se a primeira sede própria da instituição financeira.

Isso reforça ainda mais o compromisso do Banco no cuidado com a obra, que está diretamente relacionada à sua imagem e à identidade do povo capixaba.

“Contribuir com o restauro do Relógio da Praça Oito é valorizar a história do nosso povo. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa obra, que irá auxiliar também na revitalização do centro histórico de Vitória”, comenta o diretor-presidente do Banestes, Michel Sarkis.

O Relógio da Praça Oito é tombado como patrimônio histórico estadual, destacando-se na paisagem e na memória do povo capixaba.

Assessoria de Comunicação do Banestes

Elisa Rangel - 3383-1465