01/10/2010 14h50 - Atualizado em 21/01/2019 15h58

Banestes participa da primeira edição do ‘Outubro Rosa’ no Estado

A Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) realiza, em outubro, uma série de ações que visam a sensibilizar a população capixaba para a importância do cuidado integral da saúde. Trata-se do projeto “Vendo a Vida Cor de Rosa”, que acontece durante todo o mês, com a participação do Banestes.

O projeto faz parte do movimento Outubro Rosa, conhecido internacionalmente por chamar a atenção da sociedade para a luta contra o câncer de mama. A ação ocorre no Brasil desde 2002, tendo sido a primeira vez na cidade de São Paulo, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera. Mais tarde, aderiram ao movimento Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro, Brasília, Salvador (BA), Teresina (PI) e Poços de Caldas (MG). Agora, é vez de Vitória e Vila Velha.

O evento tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), apesar de ser considerado um câncer de bom prognóstico – quando descoberto e tratado desde suas fases iniciais – as chances de sucesso do tratamento são reduzidas se em estágio avançado.

Fazem parte da programação do projeto “Vendo a Vida Cor de Rosa” palestras, caminhadas e a iluminação em cor rosa de vários monumentos públicos e pontos turísticos, o que ocorre em todas as edições do movimento.

Vitor Nogueira

A iluminação da Ponte da Passagem também será alterada durante o mês de outubro.

Em Vitória, o rosa vai avivar, em prol da luta contra a doença, o Palácio Anchieta, as duas torres da Escelsa, a Ponte da Passagem, todos desde o dia 1º até 31 de outubro, enquanto o Shopping Vitória permanecerá iluminado somente até o dia 15. Em Vila Velha, a Prefeitura o Teatro Municipal e o Centro de Saúde ganharão nova coloração, também durante todo o mês.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, onde vários estados promoviam ações isoladas contra o câncer de mama em outubro. Com a aprovação do Congresso Americano, outubro tornou-se o mês nacional (americano) de prevenção da doença.

O nome faz alusão à cor do laço lançado nos anos de 1990 pela fundação Susan G. Komen for the Cure, que foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada até hoje, anualmente, em Nova Iorque.

Em 1997, o Outubro Rosa passou a acontecer de fato nas cidades de Yuba e Lodi, nos EUA, promovido por entidades locais com o objetivo de fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama e o seu diagnóstico precoce.

As cidades, inicialmente, eram enfeitadas com laços rosa. Mais tarde, surgiram outras ações como desfiles de moda com pessoas que passaram pelo problema, e partidas de boliche. A iluminação cor-de-rosa é a marca do movimento.

Serviço:
Projeto Outubro Rosa
Data: durante todo o mês de outubro de 2010

Programação:

- 1º/10 – Lançamento do projeto com iluminação na cor rosa do Palácio Anchieta, em Vitória

- 19/10 – Palestra Saúde da Mulher para funcionários da Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória

- 20/10 – Palestra Saúde do Homem para funcionários da Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória

- 24/10 – Caminhada pela Vida, na Praia de Camburi, em Vitória, e Mostra científica com o tema “Prevenção e hábitos saudáveis”, na Praça dos Namorados, em Vitória

- 26/10 – Palestra aberta à população sobre Prevenção do Câncer, no auditório da Rede Gazeta, em Vitória

- 29/10 – Culto Ecumênico na Igreja Santa Rita de Cássia, em Vitória

- 31/10 – Caminhada pela Vida, em Vila Velha