10/08/2020 16h47

Banco de Leite do Himaba promove bate-papo virtual sobre amamentação

Encerrando as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, promoveu, na manhã da última sexta-feira (07), um bate-papo virtual sobre amamentação. Devido à orientação de evitar aglomerações e manter o distanciamento social para evitar a propagação do novo Coronavírus (Covid-19), a conversa foi on-line e contou com a participação de diversas mães que já foram atendidas na unidade. 

A conversa virtual teve três momentos: orientações nutricionais; manejo e massagens nas mamas, e fala das mães participantes. A nutricionista do Himaba, Heloisi Passos, deu dicas de alimentação para as mamães durante o período de amamentação e pontuou os benefícios para o bebê. 

“O leite materno é o alimento completo para crianças de 0 a 6 meses de idade. Nele estão contidas as quantidades ideais de água, carboidratos, gorduras e proteínas que a criança precisa. Na composição do leite materno também encontramos um conjunto de bactérias que promove a colonização de uma microbiota intestinal saudável, além de componentes imunológicos. A mãe passa para o bebê os anticorpos, como se fosse uma vacina sem dor para a criança e cheia de amor”, disse a profissional Heloisi Passos. 

A coordenadora de enfermagem do Banco de Leite, Gisele Helena Silva, ensinou como fazer o manejo correto das mamas e demonstrou algumas técnicas de massagem para auxiliar na amamentação. “Com essa massagem, o leite fica mais fluído e consegue sair com mais facilidade da mama”, esclareceu. 

A mamãe Rosângela Dias, que teve a pequena Eloah no Himaba há um ano e dois meses, aproveitou a participação para dar um depoimento e agradecer os profissionais que a atenderam no hospital. “Passei mais de quatro meses com minha filha prematura no Himaba. Ia todos os dias tirar o leite para ela, porque é essencial para a saúde do bebê em todas as fases da vida. É um privilégio poder amamentar e quem tiver produção de leite generosa pode doar e ajudar outras crianças. Sou muito feliz e grata por tudo que o pessoal do Himaba fez por nós”, disse. 

A previsão é que outro encontro virtual seja realizado ainda durante o “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

 

O Himaba  

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação
Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
comunicacao.himaba@institutognosis.org.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard