Avaliação da Fluência em Leitura mobiliza escolas públicas em todo o Espírito Santo

As escolas públicas do Espírito Santo estão vivendo, desde o início de agosto, uma mobilização especial em torno da Avaliação da Fluência em Leitura 2025. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), teve início no último dia 1º e segue até a próxima segunda-feira (11).
Nesta quinta-feira (07), a ação segue a todo vapor em aproximadamente 1.400 escolas espalhadas pelos 78 municípios capixabas, envolvendo cerca de 49 mil estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais de ensino. A avaliação tem como objetivo principal compreender o nível de leitura dos alunos em uma fase crucial do processo de alfabetização.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, a Avaliação de Fluência em Leitura é uma ferramenta estratégica para fortalecer o processo de alfabetização nas escolas capixabas. “A fluência em leitura é um dos principais indicadores da qualidade da educação. Com essa avaliação, conseguimos acompanhar de forma precisa o desenvolvimento dos nossos estudantes, identificando eventuais dificuldades e direcionando ações de apoio pedagógico às escolas e aos professores. O nosso compromisso é garantir que nenhuma criança fique para trás”, ressaltou.
A gerente de Avaliação da Sedu, Bianca Silva Santana, explicou que a aplicação ocorre de forma individual. Em cada escola, os estudantes leem pequenos textos em voz alta, enquanto um aplicativo instalado em dispositivos Android grava suas leituras para análise posterior. Os áudios, que podem ser sincronizados no sistema até o fim do período de avaliação, servirão como base para a correção e para a geração de dados que vão subsidiar decisões pedagógicas.
“Mais do que um instrumento de medição, a avaliação tem fortalecido o compromisso das escolas com a aprendizagem dos estudantes, oferecendo uma escuta atenta e qualificada a cada leitura. Em um ambiente acolhedor e organizado, professores e gestores reafirmam diariamente o papel da escola como espaço de desenvolvimento, cuidado e transformação”, afirmou a gerente.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707