04/11/2019 18h19

Aumenta a participação capixaba no total das exportações do país

O relatório de conjuntura econômica elaborado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), referente ao mês de outubro, destaca o aumento da participação das exportações capixabas no total exportado pelo país: 4,2% em 2019, o maior percentual desde 2015. De acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) essa variação decorre da exportação de uma plataforma de perfuração ou de exploração (de petróleo), em setembro, no valor de US$ 1,5 bilhão.

Nacionalmente, outubro, aponta para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano corrente com leve melhora, passando de 0,87% (no final de setembro) para 0,91%. No entanto, em dezembro de 2018, esperava-se um crescimento 2,55%. Esse índice reflete, dentre outros, a significativa queda na expectativa de crescimento industrial, que está negativa em 0,73% (enquanto, ao final do ano passado, esperava-se que a indústria crescesse 3,1%).

No mercado de crédito, a dificuldade de reversão da crise econômica pode ser observada pela evolução do saldo de operações de crédito para Pessoa Jurídica e Pessoa Física no estado: enquanto em 2014 ambos os saldos estavam praticamente nos mesmos patamares, em 2019 o saldo de crédito de PF é 50% superior ao de PJ. Ressalte-se que mesmo em termos nominais o saldo de operações de crédito para Pessoa Jurídica está abaixo dos valores registrados em 2014.

“Os dados de conjuntura econômica compõem um conjunto de informações relevantes para a avaliação da situação atual do ambiente macro e microeconômico do Brasil e, principalmente, do Espírito Santo”, explica o destaca o gerente de Desenvolvimento e Planejamento do banco, Sávio Bertochi Caçador, responsável pela elaboração do documento.

Esses são alguns dos pontos-chave abordados em um relatório de conjuntura econômica produzido pelo banco de desenvolvimento capixaba. O documento traz um resumo dos resultados da pesquisa de expectativas de mercado, com levantamento diário das previsões de cerca de 130 bancos, gestores de recursos e outras instituições, como empresas do setor real, distribuidoras, corretoras, consultorias e outras, para a economia brasileira.

Confira o relatório completo.

Informações sobre linhas de financiamento:

Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Bárbara Deps Bonato
(27) 3331-4352/ (27) 99774-4428
Wilson Igreja Campos
(27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br
www.facebook.com/bandesonline

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard