19/10/2021 15h25

Associações de catadores da região serrana se juntam para trabalhar Logística Reversa

As associações de catadores de materiais recicláveis da região serrana do Espírito Santo se reuniram, na tarde da última quinta-feira (14), em Venda Nova do Imigrante, para tratar da organização da Rede de Catadores. A finalidade do encontro é proporcionar que as associações fiquem mais fortes e se estruturem para trabalhar o Programa de Logística Reversa nos municípios.

Segundo o representante da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante, Noel Zeferino, que articulou o encontro, a finalidade de organizar a rede é proporcionar que as associações se estruturem, ampliem a capacidade de trabalho e aumentem a renda do catador. “Nossa intenção é nos juntar para trabalhar a Logística Reversa”, disse.

Zeferino explicou que, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as indústrias que colocam produtos no mercado têm que garantir que o que sobra do produto, ou seja, as embalagens, volte às indústrias para as devidas destinações. “É nessa hora que entra o trabalho das associações dos catadores de materiais recicláveis, contribuindo para que as empresas cumpram suas metas de políticas reversas”, acrescentou.

De acordo com o gerente de Economia Solidária, Renato Alexandre Rangel de Jesus, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), representa um marco para a sociedade brasileira em relação à sustentabilidade, pois apresenta uma visão avançada na forma como nos relacionamos com os resíduos sólidos que geramos. Além disso, a PNRS introduz a Logística Reversa, além do princípio da Responsabilidade Compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos.

Renato de Jesus informou que novos encontros com as demais associações vão ser realizados. “O objetivo é fortalecer o trabalho das redes de catadores das regiões Doce Leste, Sul, Doce Oeste, além da Metropolitana, para a comercialização dos produtos na logística reversa’, ressaltou.  

Já o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, destacou que essas reuniões para tratar logística reversa são cruciais para o fortalecimento das redes de catadores de materiais recicláveis do Estado. “A venda em conjunto dos materiais recolhidos é um grande desafio para as associações de catadores, pela independência de cada uma em escolher seu comprador, ou a forma de separar o seu produto. Por conta disso, a logística reversa vem no sentido de unificar esse trabalho, pois a remuneração é feita para as associações, e principalmente, por meio da rede, fortalecendo o associativismo e a rede de catadores”, salientou Tofoli.

Participaram do encontro as associações de Catadores de Iúna, Muniz Freire, Castelo, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Brejetuba, além do município de Irupi, que participou de forma on-Line.

Saiba mais:

O que é Logística Reversa?

A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. 

Para alguns produtos, devido ao grau e à extensão do impacto de seus resíduos à saúde e ao meio ambiente, deve-se implantar um sistema de logística reversa específico.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
(27) 3636-8565 / 99309-8431
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard