20/05/2018 09h00

Arquivo Público lança livro sobre os indígenas do Espírito Santo

A presença dos índios na história capixaba, no período de 1798 a 1860, é o tema central do novo livro da Coleção Canaã do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), “Espírito Santo Indígena”, de Vânia Maria Losada Moreira, que será lançado na próxima quinta-feira (24), na Biblioteca Pública Estadual, às 18h30. A obra analisa a época na qual o Brasil deixou de ser colônia, provocando mudanças nas relações sociais e culturais, que impactaram profundamente a vida dos índios.

A autora explica que o livro é resultado de cinco estudos, originalmente publicados entre 2010 e 2014, nos quais aborda diferentes aspectos das experiências indígenas no território espírito-santense. “Vistas em conjunto, as pesquisas apontam não apenas para a diversidade indígena no processo histórico regional, mas também para o fato de que uma compreensão mais apurada e consistente da história exige, necessariamente, a inclusão mais sistemática dos índios nos diferentes contextos”, afirma.

Para Vânia, não se pode compreender efetivamente o que era o Espírito Santo colonial e imperial sem a reflexão sobre a influência dos índios, pois eles eram parte vital e atuante na sociedade.  Dentre os temas destacados na obra estão a Guerra de 1808 e as alianças indígenas, a diversidade étnica da população regional, as fronteiras porosas entre a província do Espírito Santo e os sertões, a integração dos índios no mundo do trabalho e a análise sobre o autogoverno dos índios na estrutura local.

“Reunir os cinco textos em um único livro reitera e reforça um argumento que tenho sobejamente sustentado: a inclusão dos índios na história do Espírito Santo não apenas pode refinar a abordagem historiográfica sobre a região, mas também realizar uma das mais importantes funções sociais da historiografia, que é o alargamento de nossa consciência histórica por meio do acolhimento de novos sujeitos, temas e problemas”, conclui a autora.

A autora

Vânia Maria Losada é Professora Titular do Departamento de História e Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde 1999 empreende estudos sobre os índios na História do Brasil e do Espírito Santo, tendo publicado diversos artigos sobre o tema. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRj.

Serviço:

Lançamento do Livro “Espírito Santo Indígena”

Biblioteca Pública Estadual

24 de maio (quinta-feira)

A obra terá distribuição gratuita no evento.

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo