25/02/2021 17h35

Arquivo Público digitaliza notícias de jornais da coleção Setembrino Pelissari

Um conjunto de 14 pastas contendo notícias de diferentes periódicos, como A Gazeta, A Tribuna, Correio Braziliense, O Diário, Estado de São Paulo e Jornal da Cidade, dos anos de 1974 a 1978, pertencentes à coleção “Setembrino Pelissari”, está sendo digitalizado pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) e será disponibilizado para pesquisas.

As notícias abrangem o período de atuação de Setembrino Pelissari como prefeito da cidade de Vitória, com ênfase nas obras, transformações urbanas, atividades administrativas, charges e a política local e nacional, fornecendo diversos dados e informações para estudos sobre a recente história política capixaba.

Setembrino Pelissari

Setembrino Pelissari nasceu em 18 de setembro de 1928, no município de Ibiraçu. Aos 18 anos, mudou-se para Vitoria e em 1954 se formou em Direito. Foi um dos fundadores da União Estadual dos Estudantes e por meio da sua atuação no movimento estudantil, na década de 1950, começou a se interessar pela política.

Foi eleito deputado estadual em 1962 e foi prefeito de Vitória de 1967 a 1970 e de 1975 a 1978. Dentre as obras que marcaram a sua gestão estão as galerias de águas pluviais do Centro e do Parque Moscoso e a finalização da Avenida Leitão da Silva. Setembrino Pelissari faleceu, no dia 02 de abril de 2020, aos 91 anos.

No mês de novembro de 2020 foi feita, pela família de Pelissari, a doação da sua coleção pessoal, em caráter permanente, para o acervo do APEES. Dentre os materiais estão fotografias, carteiras de identificação, correspondências, memorandos, dossiês, medalhas, revistas, cartazes, relatórios, discursos e diplomas.

Assessoria de Comunicação do APEES
Jória Motta Scolforo