17/07/2019 18h43

Arquivo Público comemora 111 anos de guarda e preservação da história capixaba

A fundação da instituição foi marcada pela publicação do Decreto nº 135, de 18 de julho de 1908.

Os documentos que atestam a existência dos povos, a existência fecunda, de atividade, de trabalho, de empreendimentos, de progresso, devem ser conservados como relíquias santas de um passado honroso, onde a posteridade vai beber ensinamentos valiosos e revigorar-se ao calor dos exemplos que enobrecem”. Com essas palavras, o jornal o “Commercio do Espírito Santo” relata o evento de inauguração do “Archivo Público Espírito-Santense”, instalado, inicialmente, em um salão no Palácio do Governo, atual Palácio Anchieta. Nesta quinta-feira (18), a instituição comemora os 111 anos da sua fundação, marcada pela publicação do Decreto nº 135, de 18 de julho de 1908.

A notícia que anuncia a sua abertura ao público comunica, que estiveram presentes, em uma “empolgante solenidade”, o presidente de Estado, Jerônimo Monteiro, o bispo Júlio Pereira Leite, deputados, funcionários estaduais e federais, dentre outras autoridades. Deocleciano Nunes de Oliveira, a quem foi confiada a responsabilidade da organização do acervo, pediu licença para ler um trecho do relatório no qual provava o quanto era valiosa essa iniciativa, que tinha, conforme argumenta, “o dever indeclinável de conservar com carinho o legado das gerações que se iam sucedendo”.

Deocleciano afirma, que diante da grandeza da ideia, coroada com êxito brilhante, não se sabia o que era mais admirável: a perfeição do serviço ou a sua incontestável utilidade. Ele finaliza o seu discurso ressaltando: “Analise o ato e verás que os benefícios dele decorrentes, aproveitam o Estado e o seu povo. Para o governo, as glórias de haver contribuído para a integridade de sua história, pondo ao alcance dos investigadores o fio que os conduzirá à verdade do pretérito; para o ilustre encarregado da missão de selecionar e ordenar os documentos, essas recordações palpitantes do passado de um século, a consciência de haver concorrido, de um modo eficaz e brilhante, para que o governo pudesse restituir ao povo preciosa herança”.

 Após as falas dos presentes, foi percorrido, segundo o redator, todo o espaço do arquivo, admirando-se a ordem e a correção com a qual foi feita tão árdua tarefa. Na reportagem, há informações que permitem apreender como era a estrutura do órgão na época, que estava dividido em três seções: a secretaria do governo, o tesouro e a agência de rendas. Sobre o local descreve o periódico: “O Arquivo Público está instalado na ala direita, ultimo pavimento do Palácio do Governo, em um salão preparado para receber os preciosos documentos que constituem o laço de união entre o passado e o presente do Espírito Santo”.

 Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Em seu conjunto o acervo do Arquivo Público - composto por diferentes documentos, datados a partir de 1768, tais quais processos, papéis oficiais, cartas, fotografias, negativos, livros, películas, fitas de áudio e vídeo, vinis, microfilmes, mapas e mídias digitais - é uma das principais fontes para os estudos da história social, econômica, política e cultural capixaba. A instituição possui também as cópias digitalizadas dos documentos que estão guardados pelo Arquivo Ultramarino de Portugal, abrangendo o período de 1534 a 1822. Para pesquisas, pode-se efetuar uma visita à sede, que está aberta das 10h às 17h30, de segunda a sexta-feira, na Rua Sete de Setembro, 414, no Centro de Vitória.

Informações à imprensa
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Jória Motta Scolforo
3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard