10/03/2021 18h03

Aprovada integração das Secretarias de Desenvolvimento e Ciência e Tecnologia

A integração das Secretarias de Desenvolvimento (Sedes) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) foi aprovada nesta quarta-feira (10), pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo. A partir de agora, surge a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides).

Com a mudança, o Governo do Estado pretende potencializar ainda mais a atuação das duas Secretarias integradas e suas ações estratégicas, em sintonia com diretrizes da política de gestão pública do Estado. À frente da Sectides estará o ex-secretário de Estado de Governo, Tyago Hoffmann.

Segundo Hoffmann, a Sectides terá papel fundamental para a promoção do desenvolvimento de projetos voltados para a economia do Estado:

“O Governo busca o constante fortalecimento de suas ações e, por isso, este é mais um passo estratégico. Ao unificar as Secretarias, o desejo é de ampliar estudo; buscar novas ações voltadas para produtividade, competitividade e qualidade dos bens e serviços; avaliar a economia do Estado para atrair, localizar e manter investimentos industriais; buscar parcerias com investidores institucionais na formulação de novos programas de apoio ao setor produtivo; promover o do desenvolvimento científico e tecnológico com vistas a priorizar a inovação e a melhoria da qualidade de vida”, declarou.

A estrutura organizacional da Sectides será composta pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico; pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Norte do Espírito Santo (Codenor); pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concitec); e pelo Comitê Integrado de Educação Profissional (Cointec).

A nova Secretaria terá cinco áreas de atuação contempladas pelas Subsecretarias de Competitividade; Integração e Desenvolvimento Regional; Gestão e Parcerias; Educação Profissional; e Ciência, Tecnologia e Inovação.

As entidades vinculadas à nova Secretaria serão a Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás); a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes); a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem) e a Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsp).

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEG