01/09/2025 16h51

Aprendizado, cultura e diversão: alunos do Vasco Coutinho visitam TVE e Espírito Santo FM

Cerca de 40 estudantes do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho tiveram uma tarde diferente na última sexta-feira (29). Eles visitaram a Redação e os estúdios da TVE e da Rádio Espírito Santo. Alunos do curso de Rádio e Televisão, eles viram como é a produção de notícias, a captação e geração de imagens, a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Central do VAR e puderam, ainda, conhecer o acervo de equipamentos históricos nos corredores das emissoras mais tradicionais no Estado, peças que marcaram diversas épocas da comunicação no Espírito Santo.

Além disso, eles experimentaram um pouco de como é a operação de alguns equipamentos e até como é estar à frente das câmeras de TV ou dos microfones da rádio, entre outras práticas. 

O gerente de Jornalismo da TVE e da Espírito Santo FM, Rafael Paes Henriques, foi um dos profissionais que acompanharam a visita guiada dos alunos. 

“Receber os futuros profissionais da comunicação é muito importante para nós. Como emissora pública, também temos o papel de contribuir com o ensino e tornar visível a rotina para a qual esses estudantes estão se preparando. Isso ajuda as nossas emissoras a ficarem mais próximas de quem está chegando ao mercado, temos aqui vários egressos do Vasco Coutinho”, avalia Henriques. 

A coordenadora do curso de Rádio e Televisão do Centro Estadual Vasco Coutinho, Janaína Lessa, elogiou a recepção do grupo pelos profissionais da TVE e da Espírito Santo FM. “Já viemos várias vezes com os estudantes e é sempre um momento especial. Eles participaram dos processos, simularam a apresentação de programas no estúdio, vivenciaram um pouco o mundo do trabalho”, comentou. 

Para a estudante Elizandra Franco, de 20 anos, a visita valeu muito a pena. “Acompanho a TVE desde novinha, por causa da programação cultural da emissora, que é diferenciada, e é muito legal ver como tudo funciona”, disse. A jovem é apaixonada por cosplay, animes e teatro e sonha em ser repórter cultural. 

Quem também se entusiasmou foi o colega Marcelo Nobre, 37. “A visita foi maravilhosa, é um mundo mágico, a gente se vê em um sonho de criança. É muito interessante ver os bastidores. Quando a gente vê o resultado não imagina todo o trabalho que há por trás”, disse Marcelo, que trabalha com produção de vídeos para a internet e viu no curso técnico a oportunidade de expandir os conhecimentos.

Na próxima sexta-feira (05), as emissoras vão receber a visita de estudantes de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard