10/12/2021 15h48

Andorinhas recebe Ação Integrada pela Cidadania neste sábado (11)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), realiza, neste sábado (11), em Andorinhas, Vitória, mais uma Ação Integrada pela Cidadania – Estado Presente em Defesa da Vida. Serão ofertados diversos serviços essenciais e gratuitos para a comunidade, com foco na redução da criminalidade.

O evento conta com a parceria do Movimento Comunitário de Moradores de Andorinhas e vai acontecer no Centro Comunitário do bairro, localizado à Avenida Leitão da Silva, nº 4.108, das 08h30 às 12h. A iniciativa integra o Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, coordenado pela SEDH.

Diversos órgãos do Governo do Estado vão estar presentes com serviços e atendimentos gratuitos, entre eles: atendimento ao microempreendedor e artesãos, Sine Itinerante, serviços de saúde, serviços de beleza, recreação infantil, atividades esportivas, informações sobre a Rede Abraço e emissão de carteiras de identidade (senhas já distribuídas).

Programa Estado Presente

Implantado em 2011, o Estado Presente foi desativado entre 2015 e 2018, mas retomado em 2019, com ações realizadas de proteção policial e social em 140 bairros de dez municípios capixabas instalados na Região Metropolitana e no interior do Estado, identificados pelo alto índice de vulnerabilidade social. O programa visa a reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais.

No eixo de Proteção Social, o objetivo é reduzir a vulnerabilidade juvenil à violência, viabilizar a inclusão social, gerar oportunidades de emprego e obtenção de renda, preservando garantias e direitos das pessoas, além de propiciar a transformação do território, por meio da mediação e mobilização social.

Confira os serviços que serão ofertados:

- Atendimento ao microempreendedor e artesãos por meio da Aderes;

- SINE Itinerante: cadastro no sistema de empregos e encaminhamento de entrevistas para as vagas disponíveis;

- Ação Movimenta ES: oferta serviços de maquiagem, design de sobrancelha, aferição de pressão, glicemia, cálculo de IMC, além de recreação infantil com pintura de rosto e brincadeiras;

- Emissão de 100 carteiras de identidade (todas as senhas já foram distribuídas previamente pela comunidade e não haverá distribuição de senhas no dia da ação);

- Informações sobre a Rede Abraço: orientações sobre como buscar ajuda em casos de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas;

- Ações esportivas;

- Recreação infantil.

Serviço:

Ação Integrada pela Cidadania – Estado Presente em Defesa da Vida em Andorinhas

Dia: 11/12 (sábado)

Local: Centro Comunitário do bairro Andorinhas

Endereço: Avenida Leitão da Silva, nº 4.108 – Andorinhas, Vitória.

Organização: Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com o Movimento Comunitário de Moradores de Andorinhas, Integração Santa Luiza e Mangue Seco.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH