04/10/2021 17h15

Ampliação da Terceira Ponte: obras avançam e ganham novas frentes de trabalho

As obras de ampliação e Ciclovia da Vida da Terceira Ponte avançam e a partir desta semana, no sentido Vitória x Vila Velha, as estruturas metálicas que estavam sendo içadas por baixo, com auxílio de um caminhão, agora serão transportadas para o quick deck (andaime montado por baixo da ponte) utilizando a própria ponte durante as madrugadas. Por conta disso, um trecho da pista será interditado para que as peças possam ser descarregadas. Nesta semana, as interdições serão realizadas entre esta segunda-feira (04) e a quinta-feira (07), sempre das 21h até as 06h.

"As obras têm avançado num bom ritmo e, com isso, já alcançamos o trecho em que o içamento por baixo das estruturas não é mais viável, por isso, vamos precisar realizar as interdições programadas para transporte das estruturas metálicas até o quick deck. Contudo, essas interferências deverão ocorrer sempre à noite, nos horários de pouco movimento na ponte para não atrapalhar o fluxo de veículos. Já a montagem continua normalmente sendo executada durante o dia, usando a plataforma fixada por baixo da ponte (quik deck)", explicou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Ainda no mês de outubro, está previsto o início dos trabalhos também no sentido Vila Velha x Vitória, abrindo mais duas frentes de trabalho (uma de cada lado da ponte, assim como já está acontecendo no sentido Vitória x Vila Velha). Inicialmente, a dinâmica será a mesma realizada no sentido contrário: montagem do andaime (Quick Deck) e içamento das estruturas por baixo. Vale lembrar que a execução dos trabalhos, simultaneamente nos dois sentidos da ponte, é uma orientação da equipe técnica responsável pelo projeto.

O anteprojeto da Ciclovia da Vida foi apresentado em 2019 como uma das obras prioritárias do Governo do Estado na área de mobilidade. Os trabalhos estão sendo executados pelo Consórcio Ferreira Guedes Metalvix, com o valor de R$ 127 milhões e prazo de três anos, sendo que os primeiros seis meses foram dedicados aos projetos.

Próximo ao vão central da ponte, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Nesse ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

Já a instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos, como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

Além da ciclovia e barreira de proteção, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno de 40%. Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio, serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

 

Números da obra
Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros
Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros
Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros
Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros
Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4
Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6
Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240
Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas
Valor do investimento: R$ 127 milhões
Prazo de execução: maio de 2023


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