20/04/2017 17h07 - Atualizado em 20/04/2017 17h08

Águia Branca e São Gabriel da Palha aderem ao Pacto pela Aprendizagem no ES

Os municípios de Águia Branca e São Gabriel da Palha vão unir esforços com o Governo do Estado – por meio do Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) – para promover avanços significativos na aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental. O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, esteve nos dois municípios para formalizar a assinatura do termo de adesão.

A melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização, é o principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

Em Águia Branca, a solenidade de assinatura foi realizada, na noite de quarta-feira (19), no auditório Professor Wilson de Souza Cruz, na Escola Municipal Padre Sérgio Banzza. Estiveram presentes o prefeito Ângelo Antônio Corteletti (Brizola) e a secretaria municipal de Educação Regina Cely.

"É uma alegria muito grande estar aqui. Sabemos do grande desafio que é a educação básica. Nos ainda estamos deixando que 25% das nossas crianças saiam das escolas analfabetas funcionais. A escola tem que mudar. O regime de colaboração vem para tratar cada local de forma individual, pois sabemos que em cada município há uma situação diferente. Vamos buscar um ensino de qualidade, diminuindo a desigualdade. O conhecimento é a maior riqueza que podemos ter”, destacou o secretário Haroldo Rocha.

Para o prefeito Brizola, o pacto nasce de uma vontade de melhorar a educação. “Os nossos profissionais estão otimistas. Tenho certeza que veremos resultados dentro desse mandado. Crianças alfabetizadas na idade certa amplia a chance de sucesso. O nosso município será referencia no Espírito Santo", comemorou.

"É muito bom quando nos reunimos para discutir políticas públicas, principalmente sobre educação de qualidade. Todos os esforços são para nossos alunos. A aprendizagem está melhorando e sabemos que Paes vem com várias ações para fortalecer a educação. Estamos felizes com a parceria e de poder contar com a Sedu", disse a secretária municipal de Educação Regina Cely.

O secretário aproveitou a ida até o município e também visitou o Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Águia Branca. Lá, conversou com os estudantes e os profissionais da unidade escolar sobre o trabalho desenvolvido pela escola.

Em São Gabriel da Palha, a solenidade de assinatura foi realizada, na manhã desta quinta-feira (20), na Escola Municipal Prof.ª Maria Celeste Torezani Storch. A prefeita Ceia Ferreira e a secretária municipal de Educação Rosa Maria Caser Venturim marcaram presença.

“Estou muito feliz com a assinatura do Pacto, tive a honra de participar da solenidade em Vitória e escutar da equipe do Ceará falando sobre os seus benefícios. Atualmente, a educação é referência lá. O sucesso também depende dos professores, é necessário blindar a sala de aula e fazer a diferença. Vamos ser referência em educação no Espírito Santo. Contamos com a colaboração de todos”, reforçou a prefeita Ceia Ferreira.

Segundo o secretário, São Gabriel da Palha é mais um município que faz a adesão do Paes e o desejo é que todos estejam neste movimento. “Nós nunca tivemos uma ação dessa natureza no Espírito Santo. Estado e município já colaboram com transporte escolar, cedendo profissionais, formação, avaliações. O Paes quer estabelecer um campo de colaboração melhorando a aprendizado. A escola está numa mudança radical para se adaptar ao mundo de hoje. Muito mais importante que o conhecimento do professor, é a mobilização que eles conseguem com o aluno, a confiança. Quando você confia, segue o exemplo e acompanha as atitudes. A educação é o conhecimento e a riqueza do século. Começamos a trabalhar no ensino médio, com a Escola Viva e o Jovem de Futuro. Porém, só o Ensino Médio não resolve, pois é a última etapa. Se a gente não cuidar das fases iniciais, não vamos chegar preparados no futuro. Só vamos diminuir a desigualdade com uma melhor educação”, finalizou o secretário.

Antes da solenidade, o secretário esteve com estudantes e profissionais da Escola Estadual São Gabriel da Palha, que agora estão utilizando as novas instalações da unidade. Os alunos prepararam apresentações musicais para recepcionar a visita e contaram que estão muito contentes com a reforma da escola.

A primeira etapa da obra da reforma e ampliação da escola São Gabriel da Palha foi concluída neste mês. Com previsão de conclusão para o final do segundo semestre desde ano, a segunda etapa da obra já foi iniciada, onde será construída uma área externa e uma quadra coberta.

Aproveitando a viagem ao Norte do Estado, o secretário Haroldo Rocha, também esteve no município de Pinheiros, onde visitou a Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, e foi muito bem recebido pelos alunos, professores e equipe escolar.

Pacto pela Aprendizagem no ES

Com adesão dos municípios ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, ações serão desenvolvidas focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone / Fernanda Xavier

vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br / faxtamara@sedu.es.gov.br

Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 98895-9672

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard