19/02/2020 17h22

Agerh recebe empresas do Estado para apresentação de Planos de Segurança de Barragens

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) recebeu, na tarde desta terça-feira (18), o Plano de Ação Emergencial (PAE) de sete barragens de água localizadas em Aracruz e operadas por uma companhia de celulose. Os documentos técnicos foram apresentados por engenheiros da empresa na sede da Agerh, em Vitória, com a participação da Defesa Civil.

O PAE, elaborado de forma unificada para sete barramentos, começou a ser desenvolvido em 2019 e foi entregue antes do término do prazo concedido pela Agerh à empresa. O documento contém dados técnicos e protocolos sobre o que deve ser feito em caso de acidentes, como transbordamentos ou rompimentos.

O Plano de Ação Emergencial, inserido no Plano de Segurança de uma barragem, é um dos instrumentos da Política Estadual de Governança e Segurança de Barragens (Lei Complementar 912/2019) e deve ser desenvolvido pelos responsáveis pelos empreendimentos.

Os empreendedores não são obrigados a apresentar os documentos pessoalmente, mas esta é uma iniciativa que otimiza o trabalho de análise documental e o monitoramento das ações, de acordo com o gerente de Gestão de Infraestrutura Hídrica da Agerh, Tiago Lodi.

“É uma oportunidade de conhecer os planos junto com os responsáveis e operadores das barragens. Os nossos técnicos avaliam as informações em tempo real e tiram as dúvidas que forem necessárias para a continuidade do trabalho”, disse o gerente, acrescentando que todos os empreendedores de barragens podem ser recebidos pela Agerh.

“O Plano de Ação Emergencial, bem como o Plano de Segurança, são primordiais para a gestão de barragens e visam, além de uma operação eficaz, a proteção dos recursos hídricos e das comunidades vizinhas”, enfatizou Lodi.

Todas as informações e os procedimentos necessários à segurança de barramentos são repassados pela Agerh aos empreendedores que se inscrevem no Cadastro Estadual de Segurança de Barragens. A inscrição é online e gratuita

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Agerh

Francine Leite

(27) 3347-6207|99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br / es.agerh@gmail.com  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard