01/10/2010 19h22 - Atualizado em 21/01/2019 15h55

Adolescentes do Iases participam de encontro religioso e espiritual neste sábado (02)

Os adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e as meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), participam neste sábado (02), a partir das 14 horas, de mais um encontro religioso e espiritual de autoconhecimento.

Os encontros estão previstos no projeto transversal de Assistência Religiosa e Espiritual, cujo objetivo é promover o autoconhecimento, tendo como base momentos de reflexão, busca por esperança e fé por meio de debates e encontros voltados para os adolescentes, suas famílias e membros da comunidade socioeducativa, de acordo com os princípios estabelecidos pelos Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).

O projeto está sendo realizado desde julho pela Gerência Pedagógica do Iases, em parceria com a Federação Espírita do Espírito Santo (Fees) e outras organizações religiosas, como a Pastoral do Menor, Igrejas Pentecostais e Evangélicas, e instituições Messiânicas.

Os encontros realizados pela Federação Espírita, chamados ‘Educação Integral do Ser’, acontecem no primeiro sábado de cada mês, no Espaço Pedagógico da Unis, em Cariacica-Sede.

Durante os eventos, os socioeducandos participam de momentos de reflexão e atividades criativas, produzindo cartazes com a intenção de mostrar seus interesses e projetos de vida, suas preces para as famílias, e uma autoavaliação sobre a importância de ter momentos de paz e harmonia em situações do cotidiano.

De acordo com a gerente pedagógica do Iases, Juliana Graciani, a participação dos adolescentes neste projeto é fundamental para levá-los a refletir sobre seus atos, pensamentos, sentimentos e atitudes.

“Para o adolescente, é de extrema importância esse envolvimento interpessoal, tendo como base a prática de grupo, o bom relacionamento e o amor ao próximo. É necessário esse encontro para gerar uma reflexão, com intenção de construir um novo projeto de vida em busca de um futuro melhor”, disse Juliana.

O programa de assistência religiosa e espiritual é uma das ações contempladas no Projeto Político Pedagógico do Iases, autoestima e o desenvolvimento dos direitos e deveres dos adolescentes, de seus familiares e da sociedade, baseado no Sistema de Garantia de Direitos com quatro eixos estratégicos: educacional, de socioeducação, socioterapêutico e sociocomunitário.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol