30/09/2010 19h59 - Atualizado em 21/01/2019 15h58

Adolescentes da UFI participam de atividade temática sobre Eleições 2010 nesta sexta (01)

As adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-educativo do Espírito Santo, realizam nesta sexta-feira (01), uma atividade dinâmica sobre as Eleições. As meninas participarão de uma simulação das eleições, que terá cédula e urna para que elas possam se familiarizar cada vez mais com a prática ao voto.

Para a atividade, os professores da escolarização trabalharam durante toda a semana o tema “Cidadania e Eleições”. Foram criados nomes de candidatos fictícios para os cargos de presidente, governador, senador, deputado estadual e federal.  O professor de Geografia, Vagner Fadini, será o mesário responsável pela ética e pelo voto secreto durante o exercício cidadão e também será formada uma equipe de apuração. O resultado será anunciado na segunda-feira (04).

Durante toda a semana, os professores de História, Português, Geografia, Artes e Séries Iniciais, trabalharam o tema de forma integrada. Na aula de História, por exemplo, a professora Maria de Fátima Marinho Viana, resgatou o histórico das eleições no Brasil e o perfil dos candidatos.

Também foram realizados debates e momentos de reflexão sobre a importância do cidadão conhecer as propostas dos candidatos, do acompanhamento das pesquisas e ainda, foi desenvolvido um trabalho sobre o tema: O que é corrupção?

Para tornar o aprendizado mais interessante, as meninas também tiveram uma aula com música, onde aprenderam a música ‘Que País é esse?’ da banda Legião Urbana.

Para a pedagoga da UFI, Carla Mendes de Oliveira, o desenvolvimento das atividades temáticas de forma integrada tem sido importante para as adolescentes e também para a toda a equipe de socioeducadores, pois, além do aprendizado, as atividades também visam ao trabalho em equipe.

“Essas atividades mostram ao adolescente a importância de exercer a cidadania e ter voz na sociedade. O voto deve ser consciente, temos que debater sobre esse assunto e lutar pela democracia no País. Esse é o papel de qualquer cidadão”, disse Carla.

Durante esta semana, outras unidades do Iases também desenvolveram atividades sobre o tema. No Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), por exemplo, os adolescentes participaram de palestras sobre a importância do voto consciente. Na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), o professor de Matemática trabalhou o tema aliado ao estudo de cálculo percentual, estudo de tabelas e montagem de gráficos através de pesquisas publicadas em jornais e revistas.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol