10/09/2020 14h24

Acompanhe o Simpósio do Produtor de Conilon pela internet, nesta sexta-feira (11)

Devido à pandemia da Covid-19, causada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), o Simpósio do Produtor de Conilon de 2020 será totalmente transmitido pela internet. A nona edição do evento cafeeiro acontecerá no dia 11 de setembro e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

A programação contará com palestras que abordam, de forma multidisciplinar, questões sobre café e saúde, adubação, produtividade e cenário nacional do agronegócio. Haverá, também, a divulgação do livro-coletânea com textos redigidos pelos palestrantes e outros especialistas convidados.

O Simpósio foi aprovado na quarta e última chamada do edital de apoio à organização de eventos lançado pela Fapes em 2019, recebendo R$ 4 mil para ser realizado. O evento faz parte das atividades do campus de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realizado em parceria com a Empresa Júnior de Agronomia (Projagro).

Apoio à organização de eventos

Pesquisadores vinculados a instituições de Ensino Superior ou pesquisa puderam submeter propostas de concessão de apoio financeiro à organização de eventos técnico-científicos de curta duração entre setembro de 2019 e dezembro de 2020.

A Fapes abriu quatro chamadas do Edital nº 03/2019, destinando o total de R$ 1,2 milhão em investimento na difusão científica no Espírito Santo. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).

Programação do Simpósio

As atividades do 9º Simpósio do Produtor de Conilon serão transmitidas pelo www.cafeconilon.com. Confira a programação das palestras.


- Café e Saúde:
José Geraldo Mill, doutor em Farmacologia, professor dos programas de pós-graduação em Ciências Fisiológicas e Saúde Coletiva da Ufes, e coordenador do Centro de Investigação do ELSA-Brasil no Espírito Santo.

- Adubação de plantio e formação:
Alex Campanharo: engenheiro agrônomo, técnico agrícola da Fazenda Experimental da Ufes em São Mateus e consultor técnico.

- Manejo de irrigação para altas produtividades:
Henrique de Sá Paye, pesquisador (Incaper/Soil-Agro), doutor em Solos e Nutrição de Plantas, professor, consultor e produtor rural.

- Desafios do Agro brasileiro:
Bruno Lucchi, superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e mestre em Agronegócios.

- Sistema de implantação do cafeeiro com o mamoeiro:
Valmir José Zuffo, engenheiro agrônomo, mestre em Agricultura Tropical (Ufes). Atua no planejamento e na produção agropecuária de Pinheiros (ES) há 30 anos.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo / Jair Oliveira
(27) 3636-1867/99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard