03/12/2021 13h24

Acesso aos FIPs é tema de palestra do Bandes nesta sexta-feira (03)

A expressão ‘capital de risco’ é utilizada para fazer referência a aportes de capital (investimentos) para aquisição de participações em empresas ou fundos de investimentos em participações (FIPs) que investem em negócios por meio de participação acionária. Para esclarecer este modelo de investimento, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) realiza uma palestra sobre o tema, durante a Espírito Santo Innovation Experience (ESX), nesta sexta-feira (03).

Representando o banco, a coordenadora de Inovação e do hub Epicentro, Lorena Gladys, participa da mesa temática “Capital de risco. Risco pra quem?”, com objetivo de apresentar aos participantes do ecossistema de inovação presentes no evento, formas de acesso aos recursos. O Bandes é pioneiro nesta forma de investimento no Espírito Santo, tendo sua carteira composta por cinco FIPs: Trivèlla M3 VC4, Criatec3, Primatec, Seed4Science e o FIP Anjo. Além da coordenação da estruturação do FIP Funses 01, um fundo na modalidade venture capital multiestratégia, com recurso do Fundo Soberano.

“Os fundos têm ajudado a desenvolver padrões de governança para as startups e a comprovar a tese de que boa governança corporativa, além de trazer mais transparência e proteção para acionistas minoritários, aumentar o valor da sociedade, facilitar acesso ao capital e contribuir para a perenidade”, destaca a coordenadora de Inovação do banco, Lorena Gladys.

Os FIPs são uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional. A empresa gestora do fundo identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações. Ou seja, há uma prospecção ativa de empresas que estejam em cultura de inovação e ascensão e o capital entra como sócio acionista por um período determinado.

O evento, que acontece na Praça do Papa, em Vitória, deve receber mais de 20 mil pessoas ao longo dos dias e propõe a troca de oportunidades, conhecimento e experimentações para negócios e também para a sociedade.

“Este é o maior evento de inovação do Estado. Será uma vitrine para mostrar o ecossistema de inovação ao público em geral, além das ações promovidas pelo Bandes no tema. Nossas linhas de crédito, os investimentos em Fundos de Investimento em Participações (FIPs) e o hub Epicentro, por exemplo, são projetos que contribuíram e ainda contribuirão muito com o desenvolvimento do caráter inovador do Espírito Santo”, destaca a coordenadora de Inovação do banco, Lorena Gladys.

O banco é um dos maiores incentivadores do ecossistema de inovação capixaba. Além de produtos e serviços direcionados ao segmento, conta com um espaço destinado para impulsionar o setor. O Epicentro, hub de inovação do Bandes, é um espaço para o fomento à inovação. Um centro colaborativo para propiciar conexões e negócios, com foco na inovação para o desenvolvimento da economia capixaba e do Governo. O espaço tem o propósito de conectar os mercados de startups e empresas inovadoras com as gestoras de Fundos de Investimento em Participação (FIPs) da carteira do banco, com o mercado de venture capital como um todo, e também com as linhas de crédito do banco.

Entenda o conceito

Venture Capital é uma modalidade investimento focada em empresas emergentes. De forma geral, são empresas com um menor porte de faturamento. Alguns fundos consideram até empresas em estágio pré-operacional, mas com grande potencial de crescimento.

Private Equity é uma modalidade de investimento que tem como foco empresas já consolidadas. Geralmente, são investimentos que também buscam acelerar o crescimento das empresas investidas que estão em um estágio de maturação mais avançado do que investimentos de venture capital.

O Bandes estará presente em um estande do Governo do Estado, com espaços para atividades, jogos interativos, atividades de robótica e programação, oficinas, entre várias opções. Já o hub de inovação Epicentro também estará presente, com um espaço para atender os visitantes e interessados na oferta de financiamento do Bandes.

Além disso, os visitantes poderão criar novas experiências com o universo da inovação e também se capacitarem sobre os assuntos em aproximadamente 30 painéis com mais de 70 especialistas da área nos espaços Start, Rocket, Novos Mercados e Arena de Inovação e Conhecimento.

Serviço:
Espírito Santo Innovation Experience (ESX)
Mesa temática: “Capital de risco. Risco pra quem?”
Desta 03/12 (sexta-feira), às 17 horas
Local: Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória – ES

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
faleconosco@bandes.com.br

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard