03/04/2019 17h16

Abril Verde: campanha de prevenção a acidentes de trabalho mobiliza o Espírito Santo

O mês de abril é dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em todo o Brasil. No Espírito Santo, o Abril Verde faz parte do Calendário Oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 10.728.

A campanha de 2019 prevê a realização de debates, palestras, cursos, mobilizações sociais e iluminação na cor verde em edificações públicas e privadas fazendo referência à segurança e à saúde do trabalhador.

“Queremos sensibilizar as pessoas para que promovam saúde e prevenção dentro dos seus ambientes de trabalho, que é onde passamos grande parte do nosso dia. Por isso o foco do Abril Verde é a conscientização, para que as pessoas tenham ambientes de trabalho seguros e saudáveis que evitem o adoecimento e também os acidentes”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Números

A importância da iniciativa é destacada nos números. No Brasil, em 2017, foram contabilizados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho 574.050 acidentes de trabalho e 1.989 mortes acidentárias notificadas.

Nesse mesmo ano, no Espírito Santo foram registrados 10.422 acidentes de trabalho e 54 óbitos. Ocorreram 2.826 afastamentos por auxílios-doença decorrentes de acidentes de trabalho. Estima-se a ocorrência de um acidente a cada 50 minutos e uma morte a cada seis dias no Estado.

Em 2018, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), por meio do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Nevisat), iniciou o monitoramento e investigação de óbitos, incluindo os trabalhadores formais não segurados pela Previdência Social e os informais. No período, foram registrados 98 óbitos, 99% deles de trabalhadores do sexo masculino. Além disso, 22,5% são autônomos. A maioria trabalha de forma independente ou presta serviços para pessoas físicas. As ocupações com maiores números de óbitos foram motoristas de caminhão e pedreiros.

No Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, o setor de Serviço Social registrou 202 pacientes atendidos vítimas de acidente de trabalho ou de percurso em 2018. No ano anterior foram 130.

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra, foram 378 atendidos em 2018. Já no ano de 2017, foram 385. Os casos mais comuns registrados pela equipe do Hospital Dr. Jayme foram dor lombar, ferimento e trauma em membros (principalmente braços), queda, corte e perfuração.

Trabalho Seguro

Na elaboração de estratégias para prevenir a ocorrência de acidentes e doenças relacionados ao trabalho, instituições multissetoriais formaram o Fórum Abril Verde ES, que vai executar ações da campanha “Trabalho Seguro” com alcance para os 78 municípios do Espírito Santo.

Fazem parte desta ação a Sesa/Nevisat, Prefeitura de Vitória/Semus/GVS/CVST, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Sesi/Findes, Fundacentro, Sest/Senat, Escola Técnica de Saúde (Eteses), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) São Mateus, Cerest Colatina, Cerest Cachoeiro de Itapemirim, além das referências técnicas municipais de Saúde do Trabalhador e os sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias de Mármores e Granitos (Sindimármore), Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis (Sinpospetro), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem, Estrada, Ponte, Pavimentação e Terraplenagem (Sintraconst).

Programação da campanha Trabalho Seguro

Para conferir a programação, clique aqui.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa