20/07/2010 20h00 - Atualizado em 24/01/2019 12h51

A importância do Banco de Desenvolvimento do Estado será tema de palestra nesta quarta-feira (21)

Grande parte dos empreendimentos do cenário econômico do Estado foi ou é cliente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que vem contribuindo para o desenvolvimento e a competitividade do Espírito Santo há mais de 40 anos. Ao final de 2009, o Bandes alcançou a marca de 15.957 clientes diretos. O banco encerrou o ano com uma carteira de crédito de R$ 378 milhões. Isso representa mais crédito na praça. Tantos investimentos do Norte ao Sul capixaba projetam a geração de 5,6 mil novos empregos diretos, com a manutenção de 9,9 mil postos de trabalho.

Em razão das soluções de crédito que o Bandes oferece contemplando praticamente todos os setores da economia do Estado, o presidente do Bandes, José Antonio Bof Buffon, faz uma palestra num encontro promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-ES) nesta quarta-feira (21). A temática do encontro será “Bandes – A Contemporaneidade de um Banco de Desenvolvimento”.

Na ocasião, Buffon vai esclarecer o que é um banco de desenvolvimento, seus requisitos, como se estrutura e o trabalho que vem sendo feito desde 2003 para converter o Bandes num banco de desenvolvimento com os requisitos necessários para cumprir seu papel.

José Antonio Bof Buffon é economista, professor e pesquisador do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ocupou o cargo de diretor de Crédito e Fomento do Bandes de 2003 a 2010. Mestre e Doutorando em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Buffon foi assessor especial de Regionalização das Ações de Ciência e Tecnologia, do Ministério de Ciência e Tecnologia, assessor técnico na Área de Desenvolvimento Regional e Social do BNDES, além de prestar consultorias na área de desenvolvimento para o Governo do Estado e para prefeituras, e de apoio a movimentos sociais, do campo e da cidade. Suas principais áreas de atuação são desenvolvimento do Espírito Santo, industrialização, metropolização, rede de cidades, desenvolvimento e planejamento urbano.

Assessoria de Comunicação do Bandes
Lena Mara Leite Gomes