25/09/2017 15h49 - Atualizado em 25/09/2017 15h50

8º Mutirão de Negociação de Dívidas será realizado na próxima segunda (02)

Foto: Assessoria de Comunicação/Procon-ES

O Procon-ES realizará entre os dias 02 a 06 de outubro, das 9 às 17 horas, a oitava edição do Mutirão de Negociação de Dívidas. Essa é uma oportunidade para os consumidores que estão com dívidas em atraso negociá-las diretamente com os fornecedores e encerrar o ano no azul. O evento será realizado no Ginásio Paulo Valiate Pimenta, localizado na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, na Rua Coronel Schwab Filho, s/nº, Bento Ferreira, Vitória.

Para ser atendido, o consumidor deve possuir uma dívida de pelo menos 60 dias de atraso com alguma das empresas participantes e deverá comparecer ao local do evento portando os documentos pessoais (CPF e Carteira de Identidade), comprovante de residência e de renda.

No primeiro dia de ação, as senhas serão distribuídas às 8 horas. Para os atendimentos de terça a sexta-feira, as senhas serão distribuídas no dia anterior, das 14 às 18 horas. “Pedimos atenção ao consumidor para que leve os seus documentos pessoais e verifique as empresas que estarão participando e os tipos de dívidas que não serão negociadas no mutirão. É comum encontrarmos pessoas na fila que não precisariam estar lá”, explicou a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita.

Denize ressaltou ainda, sobre os canais de negociação disponíveis. “Realizaremos mais um mutirão em Vitória e o último do ano será realizado em Cachoeiro de Itapemirim entre os dias 20 a 24 de novembro. Entretanto, os consumidores não precisam esperar esse tipo de evento para negociar. O Procon-ES auxilia o consumidor na negociação de suas dívidas, durante o ano todo, na sede, localizada no Centro de Vitória, e na unidade Faça Fácil Cariacica”, disse.

Denize informou também que um funcionário do Banco Bradesco e do Banco Itaú, realizam a mesma negociação do mutirão, dentro da sede do Procon-ES. “O Banco Bradesco atende toda segunda e quarta-feira, das 9 às 15 horas e no Faça Fácil Cariacica na terça e quinta-feira, no mesmo horário. O Banco Itaú também realiza negociações na sede do Procon-ES, na segunda, quarta e sexta-feira, das 9 às 15 horas, e no Faça Fácil Cariacica na terça e quinta-feira, no mesmo horário”.

Durante a semana do 8º Mutirão de Negociação de Dívidas não haverá atendimento ao público na sede do Procon-ES. Para o registro de reclamações, os consumidores devem ir à unidade do Procon-ES localizada no Faça Fácil Cariacica ou ao Procon Municipal. As denúncias, as orientações e o registro de reclamação também podem ser feitos pelo Atendimento Eletrônico do Procon-ES, no site www.procon.es.gov.br.

Orientações importantes

- Para ser atendido, o consumidor deverá levar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e de renda.

- Somente o titular poderá negociar a dívida, que deve ter, pelo menos, 60 dias de atraso.

- Não será aceito documento de procuração.

- Pessoa jurídica não será atendida no mutirão.

- As senhas estarão atreladas ao CPF do consumidor. Portanto, a pessoa que pegar a senha deve ser a mesma que receberá atendimento. Senhas rasuradas serão descartadas.

- Os descontos e opções de parcelamento podem variar de acordo com tipo de dívida, atraso e perfil do consumidor.

- 15% das senhas estão destinadas para o atendimento preferencial: idosos com 60 anos ou mais, gestantes em adiantado estado de gravidez, portadores de necessidades especiais e pessoas com criança de colo.

- A Caixa Econômica Federal não vai negociar dívidas de FIES, microcrédito, financiamento imobiliário e de veículos.

- O Banco do Brasil não vai negociar dívidas rurais, financiamento imobiliário e de veículo, FIES, dívidas cedidas a Ativos S.A e dívidas renegociadas recentemente.

- O Banestes irá negociar financiamento de veículo e imobiliário, crédito rural, BNDES, carnês Banestes Financeira, contratos de PF, PJ e CCF, leasing, financiamento de imóveis, nosso crédito/ microcrédito, restituição do imposto de renda, 13º salário e operações ajuizadas.

- O Bradesco não vai negociar empréstimo pessoal, crédito imobiliário e rural.

Empresas participantes e atendimentos diários

BANESTES: 127 senhas comuns e 23 preferenciais

BANCO DO BRASIL: 85 senhas comuns e 15 preferenciais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: 68 senhas comuns e 12 preferenciais

BRADESCO: 42 senhas comuns e 08 preferenciais

DACASA: 445 senhas comuns e 80 preferenciais

AVISTA: 127 senhas comuns e 23 preferenciais

CREFISA: 64 senhas comuns e 11 preferenciais

EDP ESPÍRITO SANTO: 102 senhas comuns e 18 preferenciais

CESAN: 21 senhas comuns e 04 preferenciais

CLARO/NET/EMBRATEL: 38 senhas comuns e 07 preferenciais

SKY: 42 senhas comuns e 08 preferenciais

VIVO/GVT: 51 senhas comuns e 09 preferenciais

8º Mutirão de Negociação de Dívidas

Data: de 02 a 06 de outubro (segunda-feira a sexta-feira)

Horário: das 09 às 17 horas, exceto o Banco do Brasil, o Banco Bradesco e a Caixa Econômica Federal que atenderão em horário de expediente bancário, ou seja, das 10 às 16 horas.

Local: Ginásio Paulo Valiate Pimenta da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport). Endereço: Rua Coronel Schwab Filho, s/nº, Bento Ferreira, Vitória. Pontos de referência: próximo ao Clube Alvares Cabral, e atrás da Secretaria de Estado de Segurança Pública e do Diário Oficial.

Distribuição de senhas: No primeiro dia de ação, as senhas serão distribuídas às 8 horas. Para os atendimentos de terça a sexta-feira, as senhas serão distribuídas no dia anterior, das 14 às 18 horas.

Entidades participantes: Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Dacasa, Avista, Crefisa, EDP Espírito Santo, Cesan, Claro/Net/Embratel, Sky e Vivo/GVT. A CDL Vitória vai prestar informações sobre a restrição no cadastro de inadimplentes SPC e o Conselho Regional de Economia vai orientar a população sobre orçamento doméstico.

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

Amanda Ribeiro