23/09/2017 20h45

"2° Dia D Detran” leva cidadania e serviços para a população de Serra

O Parque da Cidade, que fica no bairro Valparaíso, em Serra, foi tomado por uma ação de cidadania, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), neste sábado (23). Quem compareceu ao "2° Dia D Detran" pôde se divertir com atividades culturais e brincadeiras, participar de ações  educativas desenvolvidas pelo órgão, solicitar serviços relacionados à habilitação e veículos, ter orientação jurídica para recursos de multas e indicação de condutor, além de orientações básicas sobre mecânica, revisão de motocicleta, ajuste e lubrificação de bicicletas.

Também foram disponibilizados outros serviços como aferição de pressão e glicemia, orientações de saúde bucal e boletim de acidente de trânsito. O público também participou de uma demonstração que simula uma colisão veicular, reforçando a necessidade do uso do cinto de segurança. Houve ainda uma simulação de resgate de vítima presa às ferragens de um veículo.

O “2º Dia D Detran” faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito, e tem como objetivo facilitar aos usuários o acesso a serviços do órgão e oferecer um dia de atendimentos e, ainda, atividades de saúde, lazer e educação de trânsito. Estima-se que mais de 3.500 pessoas passaram pelo Parque da Cidade neste sábado e aproveitaram os 28 serviços oferecidos.

O diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto, ficou muito satisfeito com as ações promovidas no evento, destacando a importância de facilitar a comunicação entre o órgão e seus usuários. “Muitas pessoas utilizaram os serviços oferecidos pelo Detran|ES, e mais que isso, foram sensibilizadas com nossas ações que visam a conscientização e preservação da vida. Estamos aqui passando uma mensagem sobre a necessidade de um trânsito mais humanizado, onde a gente precisa de uma postura de prevenção para que consigamos mudar o cenário da acidentalidade do Espírito Santo”, disse.

“Estamos felizes em trazer o ‘2º Dia D Detran’ para a população da Serra. Essa parceria é muito importante para trazer benefícios à comunidade local. Muitos serviços e atrações culturais em um único local. Com certeza o evento foi um sucesso”, enfatizou o Secretario de Defesa Social da Serra, Coronel Miranda.

Para oferecer todos os serviços, o Detran|ES contou com a parceria da Prefeitura Municipal da Serra, e com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Polícia Militar, Polícia Civil, Delegacia de Delitos, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Banestes Seguros, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Núcleo de Operações de Transporte Aéreo (Notaer/ES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/ES), Sindicato dos Corretores de Seguros e de Empresas Corretoras de Seguros do Espírito Santo (Sincor-ES), Sest Senat, e outros parceiros de empresas privadas.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos