27/09/2019 18h00

Chamada internacional apoia pesquisas sobre biodiversidade e mudanças climáticas

Segue até 5 de novembro o período para submissão de propostas da Chamada Confap-Biodiversa: 2019-2020 sobre Biodiversidade e Mudanças Climáticas (Call Biodiversity and Climate Change). Por meio da cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), dois projetos capixabas serão selecionados para receberem, juntos, até cinquenta mil euros (€ 50 mil) por 12 meses de realização.

A chamada é realizada a partir da parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Biodiversa – rede de 39 ministérios e organismos internacionais de 24 países europeus e países parceiros. Essas instituições estão articuladas em projeto ERA-NET, financiado dentro do Programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia.

O objetivo da Chamada Confap-Biodiversa é fomentar pesquisas científicas em quatro temas prioritários:
- Consequências das mudanças climáticas na biodiversidade e efeitos naturais sobre a população;
- Processos de feedback em biodiversidade climática;
- Soluções potenciais baseadas na natureza para mitigação e adaptação a mudanças climáticas;
- Sinergias e trocas entre políticas voltadas à biodiversidade, clima e outros setores relevantes, e o papel dos agentes das mudanças.

As propostas deverão reunir consórcios formados por parceiros de, no mínimo, três países participantes da chamada (sendo dois países membros da União Europeia e um país associado).

Além do Brasil, aderiram à chamada os seguintes países: Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Israel, Letônia, Lituânia, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Tunísia e Turquia.

No Brasil, são elegíveis pesquisadores por meio da adesão das Fundações de Amparo à Pesquisa dos seguintes estados: Alagoas (Fapeal), Amazonas (Fapeam), Bahia (Fapesb), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso (Fapemat), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Rio de Janeiro (Faperj), Rio Grande do Sul (Fapergs), São Paulo (Fapesp) e Santa Catarina (Fapesc).

Prazos de inscrição
As submissões de pré-propostas podem ser feitas até o dia 5 de novembro, às 16h (horário de Bruxelas) - que equivale às 12h no Horário de Brasília -, as submissões das propostas completas devem ser feitas até o dia 10 de abril de 2020, às 16h (horário de Bruxelas) - 12h no Horário de Brasília.

Quem pode participar?
Podem participar dos consórcios pesquisadores doutores vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições de Ciência, Tecnologias e Inovação (ICTIs) baseados nos Estados participantes da Chamada.

Os critérios de elegibilidade e o passo a passo para submissão das propostas podem ser encontrados no www.biodiversa.org/1587 e no site do Confap. Também está disponível uma plataforma para busca de parceiros no endereço: https://proposals.etag.ee/biodivclim/partner-search

Dúvidas de participantes brasileiros podem ser enviadas para a assessora internacional do Confap, Elisa Natola, no e-mail elisa.confap@gmail.com.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867/99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard