scripts para funcionamento do site

Eventos

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Biblioteca Transcol reabre com mais de 22 mil livros no acervo


 Biblioteca Transcol Biblioteca Transcol
A Biblioteca Transcol passou por uma reformulação estrutural nos meses de julho, agosto e setembro, e reabre no dia 10 de outubro com novidades. Do acervo original de 12 mil livros ficaram 10.200 no sistema. A eles somam-se mais 12 mil, adquiridos recentemente pelo Governo do Estado. A cerimônia de reabertura acontecerá na Biblioteca Transcol do Terminal Jardim América, às 8 horas.
 
Este projeto foi gerido pela ONG Universidade para Todos de 2009 até o final de junho deste ano. O convênio expirou em janeiro de 2013, mas seguindo orientações jurídicas da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) fez um aditivo no contrato, o que garantiu a manutenção do serviço ao público no primeiro semestre de 2013. Também por orientação da PGE, um novo modelo de gestão foi adotado, desta vez a cargo da Secult.
 
No período em que o serviço foi paralisado para as adequações jurídicas e estruturais foi desenvolvido um trabalho de reposição de acervo, que dobrou, saltando de 12 mil para 22.200 livros, além da atualização do sistema, manutenção de espaços físicos e troca de gestão, com a contração de dois novos bibliotecários e 30 estagiários que trabalharão sob a supervisão da Gerência do Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo.
 
O projeto atende à população que circula diariamente pelos 10 (dez) terminais de ônibus do Sistema Transcol, realizando empréstimos de livros e acesso à leitura de jornais e revistas nos terminais de Itaparica, Vila Velha, Ibes, São Torquato, Jardim América, Campo Grande, Itacibá, Carapina, Laranjeiras e Jacaraípe. Em 2011 e 2012 a Biblioteca Transcol realizou 146.626 empréstimos de livros. Também foram oferecidos aos usuários atendimento à pesquisa, leitura de periódicos e acesso gratuito à Internet como complementação de pesquisa e opção de lazer. Neste período, 12.377 novos usuários foram cadastrados.
 
A Biblioteca Transcol faz parte do programa Estado Presente, do Governo do Estado, e é realizado pela Secult em parceria com a Ceturb-GV e o Instituto Sincades.
 
Como usufruir da Biblioteca Transcol
 
• Para se tornar sócio da Biblioteca Transcol e pegar livros emprestados o usuário do Sistema Transcol deve apresentar um documento de identidade e comprovante de residência.
• O prazo de devolução dos livros é de dez dias, mas o usuário pode renovar o empréstimo se não tiver terminado a leitura.
• A Biblioteca Transcol funciona de 2ª a 6ª, de 08h às 20h, exceto nos feriados.

 

Fale com o Governo

Envie dúvidas, comentários e sugestões