scripts para funcionamento do site

Concursos

Enem 2014: Confira dicas para se preparar para as provas
sexta-feira, 16 de agosto de 2013

15 anos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem sendo utilizado com a finalidade de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da escolaridade básica, além de ser critério de seleção para os alunos que pretendem concorrer a uma vaga na universidade.

O Enem 2014 será realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2013 e a estimativa é de que 6 milhões de candidatos façam as provas. O exame é dividido em dois dias, sendo que no primeiro são valiados os conhecimentos de Ciências Humanas e Ciências Naturais, e no segundo, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação.

Muitas são as dúvidas que surgem nos candidatos na hora de se preparar para o exame. O Gerente de Ensino Médio da Secretariade Estadoda Educação (SEDU), Fábio Luiz Alves de Amorim, dizque o Enem é uma avaliação que contém questões interdisciplinares. “A prova contextualiza o conhecimento acadêmico e científico,que o aluno em sala de aula,com a sua realidade”, explica.

Além disso, a prova engloba assuntos atuais, polêmicos, de ordem social, contemporânea e política. “É bom ficar atento quanto aos temas sobre direitos humanos e diversidades política e sexual. É interessante que o estudante assista a jornais e leia revistas de cunho político e social” exemplificaAmorim.

Na hora da prova, a dica é que o candidato aproveite todo o tempo disponível para resolver as questões. Para favorecer o estudante, ele pode começar a prova pelas questões que mais tem facilidade, deixando, portanto, as mais complexas para depois. E com o tempo restante, com calma, é possível revisar a avaliação.

Ao escrever a redação, que engloba assuntos de atualidade, o estudante deve ficar atento na construção de seus argumentos, que devem ser objetivos e coerentes. Além disso, é necessário organizar o pensamento antes de passá-lo para o papel, visto que,dessa forma,o texto ganha uma estrutura com uma linearidade de raciocínio.

Fábio Luiz ainda dicas importantes para a rotina de estudos dos alunos. É essencial que o candidato preste atenção nas aulas e mantenha um estudo regular em casa, lembrando sempre de intercalar com um tempo de descanso. Os candidatos que, além de estudaremtambém trabalham, devemaproveitar o finalde semana para colocar as matérias em dia.

Para os alunos concluintes do Ensino Médio, Amorim apresenta o projeto “Pré-Enem”, realizado pela Sedu, que oferta um curso preparatório do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) para 1.250 estudantesdasérie do Ensino Médio regular. “OGoverno do Espírito Santo está analisando uma ampliação na jornada de estudo nas escolas, para que o aluno saia do Ensino Médio com uma base melhor de conhecimento.” conclui.

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS DE CURSOS E CONCURSOS 

Fale com o Governo

Envie dúvidas, comentários e sugestões